Operação fiscalizará 32 bares próximos a escolas até o final do ano

Operação fiscalizará 32 bares próximos a escolas até o final do ano

Operação fiscalizará 32 bares próximos a escolas até o final do ano

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Até o final do ano, uma operação emergencial fiscalizará a existência de 32 bares que comercializam álcool e cigarros em áreas próximas de institutos de ensino, em um flagrante desrespeito à lei municipal nº 1.569/2004, que proíbe a instalação desse tipo de estabelecimento a menos de 200 metros de escolas em Porto Velho.

A ação concretizará o aumento da fiscalização municipal sobre o problema, com previsão de intensificação das atividades em 2012. As medidas foram definidas em audiência pública realizada pelo Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Infância, a qual discutiu a inobservância à norma, nesta segunda-feira (3), no auditório da Instituição na Capital. O debate contou com a participação de profissionais e representantes da área de educação, órgãos de segurança, associação de pais e professores, além do Conselho Tutelar.

Como desdobramento das discussões no MP, o Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, coordenador da audiência, anunciou que expedirá ofícios à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusb) para verificar a estrutura do corpo de fiscalização da Prefeitura. Atualmente, as equipes contam apenas com dois veículos para o trabalho. O integrante do MP também buscará informações acerca da reformulação do Código de Postura do Município, elaborado na década de 70.

Pela Lei nº1. 569/2004, é vedada a instalação de bares, lanchonetes e afins num raio de 200 metros de distância de estabelecimentos escolares privados, municipais, estaduais e federais de nível fundamental ou médio. A norma também determina que os estabelecimentos já instalados regularmente dentro desse perímetro que possuem alvará de funcionamento não sofrerão quaisquer alterações em sua licença, desde que observem a proibição quanto à venda de bebidas alcoólicas e cigarros.
 Álcool e riscos
Na audiência pública realizada no MP nesta segunda-feira, o Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira explicou que a iniciativa do Ministério Público em realizar a atividade foi motivada por denúncias de evasão escolar e de envolvimento de adolescentes com o álcool, problemas associados à presença de estudantes nesses estabelecimentos. “Não queremos impor medidas à sociedade. Queremos saber se a norma atende a realidade da sociedade atual”, afirmou.
Também presente, o Promotor de Justiça de Segurança Pública, Pedro Wagner Almeida Pereira Júnior, afirmou que a atividade serviu para que a sociedade projetasse seu futuro, no que se refere à segurança e bem-estar das crianças e adolescentes. “Não queremos dizer que os bares representam a causa de todos os males de nossa cidade. O que queremos dizer é que, localizados na rota de escolas, podem facilitar o acesso de estudantes a bebidas e à prática de crimes contra esse público”, disse.
A favor do cumprimento da Lei nº 1.569/2004, a delegada Alessandra Paraguassu, da Delegacia de Apuração de Atos Infracionais, pontuou exemplos de adolescentes envolvidos com o álcool que acabam adotando condutas ilegais. “A legislação tem que ser observada. Vender bebida alcoólica para menor de idade é crime”, destacou.
A audiência pública no Ministério Público de Rondônia contou com a presença do delegado de Polícia Civil Jeremias Mendes, representando a Secretaria de Estado de Defesa e Cidadania; da Secretária Municipal de Fazenda, Ana Cristina Cordeiro da Silva; do Secretário Municipal de Trânsito, Itamar Ferreira; da Secretária Municipal de Educação, Maria de Fátima de Oliveira, e do Coronel da Polícia Militar, Roberto Machado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS