Técnicos da Coordenadoria do Meio Físico da Sedam, participaram de uma reunião na semana passada, para discutir e firmar o Acordo para Implantação do Sistema Único de Devolução de Embalagens (Sude), o evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias INPEV/RO, no auditório Central Cred, em Ji-Paraná e reuniu autoridades, pesquisadores, representantes de revendas de produtos agrotóxicos e técnicos da área de meio ambiente.
Segundo a geógrafa da Sedam, Silvia Regina Oliveira, o sistema compreende cinco fases: treinamento dos funcionários envolvidos no processo, atividades de educação ambiental com o objetivo de conscientizar os agricultores, controle das embalagens devolvidas, fiscalização dos produtores rurais quanto à devolução dos recipientes e pesquisas com os dados do programa. “Desse modo, o Estado visa à diminuição do descarte incorreto dos frascos de agrotóxicos, reduzindo os riscos de dano ambiental e à saúde pública”, explicou.
Conforme explicou Silvia Regina, também foram discutidos com as associações de revendas do Estado de Rondônia, os principais desafios detectados por elas para que sejam destinadas as embalagens vazias aos postos de recebimentos.
Silvia disse ainda que conforme a Resolução do CONAMA nº 334/2003, a Sedam é responsável pelo licenciamento dos postos de recebimentos das embalagens vazias de agrotóxicos e afins, já que eles causam danos ao meio ambiente e a saúde humana. “Por isso que estamos acompanhando de perto todas as discussões para implantação do sistema único de devolução de embalagens”, garantiu.