“Vamos cobrar do Executivo o credenciamento de Hospitais com o SUS (Serviço Único de Saúde) para prestar o serviço de hemodiálise à população. A Câmara vai acompanhar atentamente esta situação, pois os pacientes reclamam dos problemas em torno da Clínica de Hemodiálise de Ariquemes há muito tempo”.
Este será, segundo o presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT), o posicionamento do Legislativo em relação à Clínica de Hemodiálise que, conforme revelou o próprio prefeito de Ariquemes José Márcio Londe Raposo (DEM), em uma reunião que aconteceu nesta quinta-feira (15), foi embargada mediante ordem judicial, e por isso, corre o risco de ter que deixar os pacientes que perderam a função renal, sem atendimento.
A situação da Clínica foi discutida na tarde desta quinta-feira (15) na Prefeitura de Ariquemes em uma reunião que contou com a participação dos também vereadores: Nivaldo Vieira (PDT), Adair Moulaz (PSDB), Alex Redano (PRTB), João Leite (PP), Enoque Nunes (PMDB) e Vanilton Cruz (PTC); do promotor de Justiça Elias Chaquian; do prefeito de Alto Paraíso Romeu Reolon (PMDB); da secretária de Saúde de Ariquemes, Rosieli Chiaratto; do procurador geral do município Nilton Marena; pacientes e familiares; e representantes de vários municípios.
Val esclarece ainda que é ciente que a responsabilidade em relação da Clínica é do estado, mas argumenta que o município não pode deixar de buscar uma solução para os pacientes de Ariquemes e região que são atendidos na unidade. “Na reunião alguns pacientes relataram que a Clínica não vem tratando adequadamente os pacientes, mas se parar, sem dúvida, os problemas serão ainda maiores. Então a nossa preocupação maior no momento é que ela não pare de atender os pacientes”, relata o presidente da Câmara.
Na reunião, o secretário estadual de Saúde, Orlando Ramires, afirmou que o convênio com a clínica de Ariquemes está em dia. “Problema com pagamento não é. O governo do estado está realizando o pagamento do convênio rigorosamente em dia, seguindo a tabela do SUS. Vamos fazer uma visita a Clínica e ver o que está acontecendo. No que depender da administração estadual a clínica será mantida”, assegurou.
Ainda na oportunidade, o prefeito de Ariquemes e o secretário de estado discutiram a possibilidade de realizar um novo processo de licitação para que sejam contratadas novas empresas para prestação dos serviços, e assim, o problema seja resolvido. “Vamos acompanhar passo a passo das decisões até que tudo seja resolvido definitivamente”, reforça Val.