CONQUISTA: Seduc ganha ação no STF e FNDE libera dinheiro da merenda escolar

CONQUISTA: Seduc ganha ação no STF e FNDE libera dinheiro da merenda escolar

CONQUISTA: Seduc ganha ação no STF e FNDE libera dinheiro da merenda escolar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de uma força tarefa instituída pelo secretário Júlio Olivar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) teve uma grande vitória no Supremo Tribunal Federal (STF). A partir da próxima segunda-feira (5), aproximadamente 5,5 milhões de reais já estarão na conta de todas as escolas da rede estadual de ensino. O valor refere-se às parcelas de junho, julho e agosto da verba destinada à compra da merenda escolar para os alunos da rede pública estadual.
O dinheiro tinha sido retido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em razão de supostas irregularidades na prestação de contas dos exercícios de 2001 e 2002. Por causa da suspensão do repasse o governo de Rondônia impetrou uma ação cautelar junto ao STF, solicitando que a transferência mensal fosse restabelecida. “Não é justo prejudicar mais de 235 mil alunos, nem penalizar o atual governo por erros de gestões passadas”, avalia o secretário Júlio Olivar.
Para reverter a decisão do FNDE, técnicos da Seduc e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), sob as orientações do secretário Júlio Olivar, se empenharam em defesa dos interesses do Estado.
Em resposta ao trabalho do governo de Rondônia, desde o dia 18 de agosto, o Plenário do STF havia referendado a decisão do ministro Celso de Mello, que, por meio de liminar concedida na Ação Cautelar 2939, suspendeu os efeitos da ordem de bloqueio dos repasses feita pelo FNDE e determinou a imediata transferência dos valores ao Estado de Rondônia dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Para alcançar o objetivo de liberar os recursos suspensos, a força tarefa da Seduc e PGE manteve contato com a assessoria do ministro Celso de Mello, relator da matéria no STF, sensibilizando-o quanto à urgência do pleito, e atuou perante a Procuradoria do FNDE e dos técnicos do Supremo, responsáveis pelo cumprimento da medida liminar. O FNDE cumpriu a decisão do SFT somente nesta sexta-feira (2).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS