Produtores rurais são beneficiados com Projeto Barraginha

Produtores rurais são beneficiados com Projeto Barraginha

Produtores rurais são beneficiados com Projeto Barraginha

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Limpeza de minas, construção de pequenas barragens para captar a água da chuva para inibição da seca são algumas das ações do Projeto Barraginha desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC).
 
A Associação de Produtores Rurais Pingo de Ouro na L.C. 75, B.30, BR 421 solicitou os serviços do Projeto á Secretaria de Agricultura e estão sendo beneficiados. 
Segundo Jessé Jr Carreira Campos, o coordenador do Programa de Mecanização Agrícola “tais serviços oferecidos aos agricultores, realizados, sobretudo, no período da seca, sendo a única contra partida do produtor oferecer estadia ao operador da máquina e o combustível utilizado durante a realização dos trabalhos”.
 
Jessé explica que o preço médio da hora máquina fica em torno de R$ 150,00 reais e com essa parceria o produtor gasta em torno de R$ 30,00 reais a hora, o que significa grande economia.
 
O Projeto que iniciou suas atividades no período de estiagem de 2011, já beneficiou mais de 20 famílias na área rural e se estende até o início do período chuvoso.
 
Mais água e vida no campo
 
A produtora rural Zilda das Graças, que vive da pecuária leiteira, revela as dificuldades que antes tinha em dar água para os animais. “A gente puxava água do poço, porque nosso sítio é seco, gastando muito energia. A máquina da Prefeitura veio e cavou o buraco. Me deu vontade de chorar na hora que minou água, e o gado já está bebendo”, disse muito emocionada.
 
O produtor rural Valdomiro Ferreira dos Santos possui em sua propriedade uma barragem para captação da água da chuva, mas disse não estar sendo suficiente para os animais, tendo que complementar com a água bombeada de poço, “esse Projeto é muito bom, cavando mais uma barragem não vai faltar água para o gado e vamos economizar energia”.
 
A única exigência da Secretaria de Agricultura é que o produtor realize a plantio de árvores, se possível frutífera, ao redor da barragem para evitar o assoreamento. As mudas podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
A secretária de Agricultura, Mary Braganhol, comenta que “a iniciativa tem como objetivo recuperar áreas degradadas, amenizar a seca, ao permitir a infiltração das águas pluviais, evitando o assoreamento dos rios. Viabiliza, ainda, o desenvolvimento da agricultura familiar, gerando renda e trabalho e contribuindo para a segurança alimentar e nutricional do município”.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS