MT e RO discutem protocolo do ICMS para beneficiar pecuaristas de Rondolândia

MT e RO discutem protocolo do ICMS para beneficiar pecuaristas de Rondolândia

MT e RO discutem protocolo do ICMS para beneficiar pecuaristas de Rondolândia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos, e o secretário de Estado de Finanças de Rondônia, Benedito Antônio Alves, se reunirão, na próxima quinta-feira (01.09), em Cuiabá, para discutir detalhes de um novo protocolo a ser celebrado entre os dois estados para minimizar a dificuldade de logística enfrentada pelos pecuaristas do município de Rondolândia (MT) para abate e industrialização de gado da região. A reunião será realizada às 9h, na sede da Sefaz-MT.
 Os problemas de logística de Rondolândia justificam-se pelo seu posicionamento geográfico: o município fica a 1.600 quilômetros de Cuiabá, no extremo Noroeste do Estado, distante das indústrias frigoríficas de Mato Grosso. O frigorífico de Mato Grosso mais próximo fica a 850 quilômetros de Rondolândia, no município de Pontes e Lacerda ou em Aripuanã.
 Além disso, o acesso à cidade é feito por duas estradas vicinais que chegam ao Estado de Rondônia: uma por Ji-Paraná e a outra, por Cacoal. Por isso, todo o rebanho de Rondolândia é abatido e industrializado em Rondônia, para que os produtores possam manter-se minimamente competitivos.
 Entretanto, devido ao fato do gado ser abatido em outro Estado, é o pecuarista quem recolhe o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Por isso, o protocolo a ser firmado no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) prevê, em linhas gerais, que frigoríficos de Rondônia efetuem o recolhimento do ICMS para Mato Grosso, por meio do regime de tributação ST (Substituição Tributária), e vice-versa, pois o estado vizinho também poderá remeter gado para abate e industrialização em Mato Grosso.
 Em 2008, foram remetidas 41.527 cabeças de gado de Rondolândia para Rondônia; e em 2009, 56.083 cabeças. Já de Rondônia para os frigoríficos de Mato Grosso, foram remetidas 80 cabeças de gado em 2008 e 1.811, em 2009, segundo dados divulgados pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).
 A reunião de quinta-feira terá também a participação do secretário-adjunto da Receita Pública da Sefaz-MT, Marcel Souza de Cursi, e de outros técnicos dos Fiscos de Mato Grosso e de Rondônia.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS