AGORA VAI? - Ordem de Serviço define retomada da obra dos viadutos

AGORA VAI? - Ordem de Serviço define retomada da obra dos viadutos

AGORA VAI?  - Ordem de Serviço define  retomada da obra dos viadutos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Agora vai!” Esse foi o desabafo do prefeito Roberto Sobrinho ao anunciar, nesta sexta-feira, 26, a retomada da obra dos viadutos. A assinatura da Ordem de Serviço para que a empresa Egesa, vencedora da licitação, inicie imediato dos trabalhos, foi no canteiro da obras do viaduto da Jatuarana. O documento foi avalizado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e pela Controladoria Geral do Município (CGM).
Da solenidade participaram o secretário Israel Xavier, da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), responsável pela obra, o procurador Geral do Municipio, Mário Jonas Guterres, o representante da Egesa, Orlando Pereira, é os vereadores Dj Moisés (PV), Cláudio da Padaria (PCdoB), Eduardo Rodrigues (PV), presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Delso Moreira (PRB), Cláudio Carvalho (PT), líder do governo na Câmara, Elizeu da Silva (PP), Jurandir Bengala (PV) e Ramiro Negreiros (PMDB).
Ao fazer o anúncio, o prefeito pediu desculpas à população pelo transtorno causado pela paralisação da obra, mas que a interrupção do serviço não foi provocada pela prefeitura. “Infelizmente tivemos problemas com a empresa anterior que abandonou a obra nos deixando na mão. Fomos obrigados abrir outra licitação que foi concluída agora com a contratação da empresa que vai concluir os viadutos”, disse.
Jatuarana e Campo Sales
O contrato assinado é para a conclusão dos viadutos, passagens de nível, trincheira (passagem subterrânea) e das vias marginais ao longo da BR-364, no trecho que vai da Faro à estrada do Areia Branca, numa extensão de 10,5 quilômetros de cada lado. “Adentro do planejamento da obra definimos que a prioridade este ano é a conclusão dos viadutos da Jatuarana e da Campos Sales. O restante da obra a previsão é concluir até o final do próximo ano”, adiantou o prefeito. No projeto há ainda os viadutos do Trevo do Roque, da rua Três e Meio, da Rio de Janeiro e a trincheira (passagem subterrânea) que será construída na Prudente de Moraes.
Mesmo com a obra paralisada, o prefeito lembrou que sua equipe não ficou esperando o desfecho do problema para avançar com a obra que foi interrompida no final de abril. Nesse período a prefeitura adiantou o processo de pagamento das indenizações dos cerca de cem imóveis que serão desapropriados.
Os casos em que não foi possível fazer acordo, o deposito foi feito em juízo com o processo tramitando na Justiça. A Eletrobrás também retomou o serviço de remoção da rede de energia elétrica das laterais da BR 364, faltando apenas a retirada da rede de transmissão que abastece o Acre, que passa pelo Trevo do Roque.
Mobilização
O representante da empresa Egesa Engenharia S/A, Orlando Pereira, disse que a empresa já está mobilizando os trabalhadores para “tocar” a obra. “Vamos iniciar imediatamente, pois acompanhamos todo o drama provocado pela paralisação, e nossa intenção é dá uma resposta rápida à prefeitura e a população de Porto Velho. Por isso pedimos que o prefeito fique tranqüilo porque vamos entregar a obra”, falou.
Experiência no ramo, de acordo com o que afirmou, a empresa tem muita, com trabalhos realizados dentro e fora do país. A Egesa já executa várias obras em Porto Velho, como a intervenção que está sendo feita na BR 365, obra contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Outra obra significativa realizada pela empresa, foi a construção da ponte binacional do rio Oiapoque, no Amapá, que liga o Brasil à Guiana. Francesa.
Apoio incondicional Falando em nome dos vereadores de Porto Velho, o presidente da Câmara, Eduardo Rodrigues, lembrou que a instituição, assim como o prefeito Roberto Sobrinho, também carregou um fardo grande por ter apoiado incondicionalmente o município na questão dos viadutos. “Tinha muita gente torcendo contra, querendo que tudo desse errado. Mas a Câmara, desde o primeiro momento acreditou no prefeito e por isso sempre esteve ao lado dele”, disse.
O prefeito Roberto Sobrinho reconheceu a importância da participação da Câmara no processo e agradeceu aos vereadores o apoio recebido, chegando a brincar dizendo que eles foram fiéis na “tristeza e na alegria”.
A deputada estadual Epifânia Barbosa, presidente regional do PT, lembrou que logo após confirmada a paralisação da obra, o prefeito prometeu a ela que até o final de agosto tudo estaria resolvido. “Hoje estamos aqui para essa solenidade de retomada da obra, está que é a mais importante obra viária de Rondônia. “Isto prova que o prefeito é uma pessoa de palavra, uma pessoa de honra. Porto Velho já teve muitos prefeitos, e nenhum se preocupou em projetar a cidade para o futuro. Roberto Sobrinho foi o único que teve essa visão. Estão aí várias obras sendo executadas na capital, como os viadutos”, frisou.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS