Defensoria consegue registro tardio para portador de necessidades especiais

Defensoria consegue registro tardio para portador de necessidades especiais

Defensoria consegue registro tardio para portador de necessidades especiais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aos 27 anos, sem documento de nascimento e portador de necessidades especiais, o jovem Luís Fernando Eguez, residente em Ji-Paraná, conseguiu o registro tardio mediante a interferência da Defensoria Pública do Estado naquele município.
A defensora pública Lívia Cantadori, responsável pelo caso, conseguiu também antecipação da tutela para que a irmã do jovem o represente legalmente. Cantadori entrou ainda com ação pedindo a interdição do registrando- esta ação se encontra em trâmite na comarca de Ji-Paraná.
Luis Fernando é natural de Guajará-Mirim. Seus pais, já falecidos, eram bolivianos. Após a morte desses, o rapaz passou a morar com a avó paterna, na cidade de Guajará. Posteriormente, mudou-se para o município de Ji-Paraná, cidade onde reside sua irmã, que agora tem a tutela temporária de Eguez.
Apesar de apresentar problemas de saúde, Luis Fernando nunca pode ser atendido na rede de saúde pública para diagnosticar a sua patologia por falta da documentação. A ausência da documento impedia também que a sua irmã entrasse com ação de ajuizamento de interdição e curatela para que essa o representasse legalmente. “O direito ao registro de nascimento é elemento essencial para o pleno exercício dos direitos individuais, sociais e políticos”, afirmou a defensora.
 
.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS