Teatro, música, dança e artes visuais são elementos que fazem parte da mostra Sesc Amazônia das Artes, que acontece de 23 a 31 de julho em Porto Velho. A programação variada conta com trabalhos de artistas de toda a Amazônia Legal, oferecendo assim o intercâmbio entre os participantes, já que o projeto garante a circulação dos espetáculos e demais produções artísticas, por todos os estados envolvidos.
Fabiano Barros, Coordenador de Cultura do Sesc Rondônia, explica que o projeto oferece aos artistas a possibilidade de levar seus trabalhos para outros públicos. “Estamos na Região Amazônia, a maior do Brasil, e sabemos que nossos artistas têm muita dificuldade em levar o trabalho para outros estados. O Sesc Amazônia das Artes vem para ajudar a difundir o potencial artístico de cada estado da nossa região”, completa.
A mostra começou com a exposição “Controle”, do artista Cláudio Montanari, de Tocantins. O trabalho, que busca despertar no público um questionamento em relação às informações veiculadas nos meios de comunicação de massa, está disponível à visitação na Galeria do Sesc Centro, até o dia 30 de julho, de segunda a sexta feira, das 10 às 17h.
A abertura oficial da mostra será com o show musical “Entre Rios”, no sábado, dia 23 de julho, às 20h30. O show realiza um encontro entre músicos da Região Norte. Os artistas de Rondônia Zezinho Maranhão, Augusto Silveira, Bado e Binho dividem o palco com a convidada Patrícia Bastos do Amapá.
A programação segue com shows musicais e ainda espetáculos de dança e teatro com grandes grupos e companhias da região norte, além dos estados do Maranhão e Mato Grosso.
Confira a programação:
• 23 de julho, 20h30, no Sesc Esplanada
“Entre Rios”, show musical que reúne artistas de Rondônia e a convidada Patrícia Bastos do Amapá.
• 24 de julho, 20h30, Teatro Um do Sesc Esplanada
“Trilhos e sons”, Grupo Madeira (RO). Inspirado na história de vida dos compositores rondonienses e nas riquezas naturais.
• 25 de julho, 20h30, Teatro Um do Sesc Esplanada
“Cordel do Amor Sem Fim”, Cia de Teatro Cores na Rotunda (AP). Adaptação da obra de Cláudia Barral e que faz a união da Commedia Dell´arte com a literatura de cordel. (Classificação 13 anos)
• 26 de julho, 20h30, Teatro Um do Sesc Esplanada
“(Des) Vestidos”, Cia Experimental de Dança Wladete Brito (PA). Baseado em parte do poema “O caso do vestido”, de Carlos Drummond de Andrade.
• 27 de julho, 17h, Teatro Um do Sesc Esplanada
“Catolé e Caraminguás”, Grupo In Bust Teatro Com Bonecos (PA). Teatro para infância e juventude.
• 28 de julho, 20h30, Teatro Um do Sesc Esplanada
“Doces Bárbaros”, Grupo 4 Cantus (MT). Musical que traz de volta o clima da tropicália homenageando os 35 anos o show histórico de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Betânia, apresentado em de 1976.
• 29 de julho, 20h30, Teatro Um do Sesc Esplanada
“Sonoro”, Corpo de Arte Contemporânea do Amazonas (AM). Aborda aspectos angustiantes da relação entre o homem e a natureza, fala sobre a vivificação do corpo pigmentado que dança e interpreta.
• 30 de julho, 19h, Anfiteatro do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
“Comédia Del´Acre”, Cia Visse e Versa de Ação Cênica (AC). Uma viagem pela história do teatro mundial através de fragmentos de textos de grandes autores como Sófocles, Aristófanes, Shakespeare e Nelson Rodrigues.
• 30 de julho, 20h30, Teatro Um do Sesc Esplanada
“Desertos”, (MA). Montagem inspirada em obras da poetisa Micheliny Verunschk em que aponta o poder da poesia em instaurar outra realidade por meio da linguagem. (Limitado para 40 pessoas e classificação 10 anos).
• 31 de julho, 20h30, Teatro Um do Sesc Esplanada
“Batida Brasileira”, (RR). No espetáculo a artista Euterpe mostra a música popular brasileira produzida atualmente no extremo norte do Brasil.
Para todos os dias de mostra, os ingressos poderão ser trocados por 2kg de alimentos não perecíveis.