MPs entram com recurso contra a decisão sobre o carnaval fora de época

MPs entram com recurso contra a decisão sobre o carnaval fora de época

MPs entram com recurso contra a decisão sobre o carnaval fora de época

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Recurso será julgado no TRF da 1ª Região, em Brasília

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de Rondônia entraram com recurso contra a decisão da Justiça Federal que permite a realização do carnaval fora de época na avenida Jorge Teixeira. Segundo os MPs, a decisão “não aprecia adequadamente os fatos e não dimensiona de modo apropriado os riscos e os resultados nefastos da paralisação das vias públicas, necessária à realização do evento, de exploração privada”. O recurso, chamado de agravo de instrumento, será julgado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília

Os MPs argumentam, entre outras coisas, que a Polícia Rodoviária Federal manifestou, em ofício, preocupação quanto ao evento ser “sem um planejamento operacional adequado, como se verifica no presente caso”. Além disto, até o momento não há prévia autorização do poder público para que o carnaval ocorra.

No recurso consta que o DNIT afirmou, em maio de 2011, não ter recebido qualquer solicitação dos responsáveis pelo evento para utilização da avenida Jorge Teixeira. Também está havendo desrespeito à lei municipal que proíbe o início de veiculação de publicidade, confecção dos ingressos e sua comercialização, sem a obtenção prévia do alvará de licença para o evento.

Os MPs expõem que “o interesse em retornar para a via pública é mera conveniência econômica do empreendedor, lesiva aos interesses da coletividade em seu direito constitucional de ir-e-vir”. Segundo os órgãos, o carnaval fora de época é “promovido por uma empresa privada, com a indevida apropriação de via pública de grande trânsito, à míngua de qualquer contra-partida, pelo empresário”.

Assim, os MPs defendem que “não se pode admitir a apropriação, para evento particular, com intuito de lucro, de vias públicas de imprescindível importância para um número imenso de pessoas e de atividades, algumas de nítido caráter fundamental como o acesso a hospitais e casas de saúde, aeroporto e estação rodoviária”.

Pedidos

O pedido dos MPs à Justiça foi para que o carnaval fora de época não seja realizado na avenida Jorge Teixeira ou em qualquer outra artéria viária de Porto Velho. Também pedem que se determine ao bloco Maria Fumaça a retirada imediata de toda a propaganda do evento e a paralisação do comércio de abadás, ingressos ou outros brindes relacionados ao acontecimento carnavalesco. Quanto ao DNIT, o pedido é para que a Justiça proíba a emissão de autorização para o evento. Por fim, os MPs solicitam que os casos de descumprimento sejam punidos com multa de dez mil reais.

Entenda o caso

Desde 1997 é realizado o carnaval fora de época em Porto Velho. Um Termo de Ajustamento de Conduta foi feito em 2006 para que o carnaval não ocorresse mais na avenida Jorge Teixeira. Em 2009, após uma reunião com diversos órgãos públicos, o bloco Maria Fumaça assumiu compromisso de que o carnaval deixaria efetivamente a avenida. Em 2010, o evento foi feito no Parque de Exposições.

Mas, em 2011, o bloco passou a fazer intensa propaganda do carnaval “Porto Alegria – de volta pra avenida”, mesmo sem ter autorizações dos órgãos públicos, como prefeitura e DNIT. Em meados de maio, os MPs ingressaram com uma ação civil pública para que o Porto Alegria 2001 não fosse realizado na avenida Jorge Teixeira, BR-319, nem em qualquer outra avenida de grande fluxo.

No dia 21 de junho a Justiça Federal concedeu decisão liminar favorável aos MPs e proibiu a realização do carnaval fora de época na avenida. No dia 27 de junho, o bloco Maria Fumaça pediu para a Justiça Federal reconsiderar a decisão liminar e foi atendido na mesma data.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS