PIMENTEIRAS – Prefeito pode ser cassado ainda nesta sexta-feira (24)

PIMENTEIRAS – Prefeito pode ser casado ainda nesta sexta-feira (24)

PIMENTEIRAS – Prefeito pode ser cassado ainda nesta sexta-feira (24)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A primeira parte da audiência, que ainda está em andamento, compreende a leitura integral do processo referente a denúncia contra o prefeito, que em fevereiro foi fotografado numa praça da cidade completamente bêbado na companhia de menores de idade. Além de fornecer álcool aos adolescentes, Zé Horn estava utilizando um veículo oficial. A denúncia foi feita no dia 24 daquele mês, em reportagem exclusiva do jornal vilhenense Extra de Rondônia.

A matéria do site, ilustrada com diversas imagens do episódio, foi usada como base do processo aberto contra o prefeito, através de requerimento do vereador Gilmar Cavalcante de Paula. A seguir, foi nomeada a comissão processante que averiguou os fatos, composta pelos vereadores Décio José Zanata (presidente), Eugênio Serrath (relator) e Valteir C. de Oliveira (membro). Em sessão realizada no dia 31 de março foi apresentado relatório preliminar da investigação, ocasião em que foi aprovado o afastamento temporário do prefeito, substituído interinamente pelo vice Olvindo Dônde.

José Horn é acusado de infrações ao Estatuto da Criança e do Adolescente, além de improbidade administrativa. No entanto, no julgamento que está acontecendo hoje na Câmara Municipal, a questão em debate é a quebra de decoro pertinente ao cargo que ele ocupa. As demais questões deverão ser decididas pelo Poder Judiciário, de acordo com o advogado Bispo Filho, que está atuando no processo a pedido do Parlamento. O prefeito não está na sessão, sendo representado pelo advogado Maycon Pinho.

De acordo com o Regimento Interno, após o término da leitura do processo, que deve acontecer dentro de alguns minutos, o advogado do acusado terá vinte minutos para apresentar a defesa. Em seguida, os vereadores que quiserem se pronunciar sobre o episódio terão 15 minutos de direito de uso da tribuna. Depois acontece a votação, que será feita de forma aberta, com possibilidade de justificativa do voto.

O autor do requerimento que deu origem ao processo está regimentalmente impedido de participar do procedimento, sendo substituído pelo suplente Osmir Antonio dos Santos. A perspectiva é que todos os nove vereadores votem pela cassação. A decisão que será tomada dentro de poucas horas, que define o futuro de Zé Horn é soberana e definitiva, não cabendo nenhuma possibilidade de recurso.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS