A Defensoria Pública do Estado e a Secretaria de Justiça (Sejus) devem assinar termo de parceria visando à execução de ações em benefício dos apenados do sistema prisional da Capital. Nesta segunda-feira (20), o gerente do Sistema Penitenciário, Elson Gomes da Rocha, esteve reunido com o subdefensor Público-Geral do Estado, José Oliveira de Andrade, para discutirem a parceria.
Participaram ainda da reunião, o coordenador do Núcleo Criminal, Hans Lucas Immich e a chefe de Convênios da DPE, Maria Conceição Neves. A proposta da Sejus é disponibilizar os estagiários contratados pelo órgão para apoiarem o trabalho que a Defensoria já desenvolve nos presídios, através do Núcleo Criminal. A Sejus conta atualmente com dez estagiários, com possibilidade de aumentar para 18.
Os estudantes de Direito que estagiam na Sejus atuam junto aos apenados há cerca de dois anos. Eles acompanham a situação processual dos presos. Agora, esse trabalho será supervisionado pelos defensores da área criminal. “Tanto a Defensoria quanto a Sejus trabalham com o mesmo objetivo, que é atender ao apenado. Acreditamos que esta parceria fará com o as ações desenvolvidas pelos estudantes (estagiários) tenham melhor resultado”, destacou o gerente. A parceria não terá ônus para a DPE.