De acordo com recentes trabalhos clínicos, os benefícios da massagem podem ser sentidos em casos de insônia, depressão e ansiedade, anorexia nervosa, transtorno obsessivo-compulsivo, redução de ansiedade e minimização de humor depressivo. China, Índia e Japão são alguns dos países com tradição no estudo e aplicação da massagem como terapia.
“Tem-se descoberto inúmeros ganhos à vida de quem recebe massagem com freqüência, e com isso ela tem entrado cada vez mais na rotina das pessoas, em casa, no trabalho, ou mesmo durante consultas”, explica o massagista Dimas Fonseca Júnior.
Mesmo sendo indicada para pessoas de todas as idades, a massagem deve seguir a orientação de um especialista que possa identificar o foco a ser trabalhado e sugerir o melhor tipo de método. “É preciso ter cuidado com quem está em período pós-operatório, ou com febre, inflamação, além de doenças graves. Por isso a importância do acompanhamento especializado”, acrescenta Dimas.
A técnica, geralmente utilizada por especialistas com uso terapêutico ou estético, é trabalhada de diversas formas, de acordo com a necessidade do paciente, através de gestos como amassamento, deslizamento, tapotagem, pressão, fricção e muitas outras. Com isso, o relaxamento dos músculos tensos, alívio de dor muscular, melhora na circulação sanguínea e até mesmo combate ao stress serão alguns dos benefícios sentidos pela massagem corporal.
A massagem Ayurvédica-Yoga – que é associação das duas técnicas que formam o nome – pode oferecer os benefícios da eliminação de toxinas, ativação do sistema imunológico, ampliação da respiração, efeito anti- stress e antidepressivo. Criado por Kussum Modak, o método utiliza a combinação de óleos vegetais e um pó, que estimula a circulação sanguínea e aquece a musculatura com movimentos vigorosos com as mãos, pés e cotovelos para realização de manobras de alongamento, abertura das articulações e alinhamento da coluna.
Com o uso da metodologia de Kussum Modak, o facilitador da técnica, realiza nos meses de agosto e setembro de 2011, em quatro módulos de três dias cada, o Curso de Formação Básica em Massagem Ayrvédica-Yoga para pessoas que já trabalham com massagem, profissionais da área de saúde, “e para pessoas que buscam o autoconhecimento”, completa Dimas.