Alunos, professores e funcionários da escola municipal de ensino fundamental São Pedro, localizada na rua José de Alencar, bairro Pedrinhas, vêem sofrendo com um problema diário, fumaças oriundas de queimadas urbanas em áreas próxima à escola.
De acordo com a diretora da escola, Sâmia Maria, a situação se repete todo o ano, sempre no período da estiagem. Moradores vizinhos sem o mínimo cuidado com a saúde das várias crianças que ali estudam, simplesmente ateiam fogo em materiais tóxicos, provocando uma nuvem de fumaça que invade o colégio.
“Não temos condições de lecionar com a fumaça tomando conta de todos os pavilhões da escola, trabalhamos com a voz e não tem como falar se por muitas vezes fica difícil até de respirar aqui dentro”, afirmou Sâmia Maria.
As crianças são as que mais sofrem com a fumaceira, pois além dos evidentes problemas de saúde, perdem horas de aula esperando a fumaça diminuir.
No mês passado a prefeitura de Porto Velho através da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente), instituiu o Comitê Municipal de Combate a Queimadas Urbanas, na ocasião, o secretário adjunto da SEMA, Flávio Morais, alertou que por mais que pareça inofensiva, essa prática é criminosa,pois expõe a saúde da população e aumenta a degradação do ambiente.