Defensoria discute convênio de cooperação técnica com a UNIR

Defensoria discute convênio de cooperação técnica com a UNIRr

Defensoria discute convênio de cooperação técnica com a UNIR

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Defensoria Pública-Geral do Estado (DPE) e o Departamento de Ciências Jurídicas da Unir devem assinar convênio de cooperação técnica para que os estudantes do curso de Direito daquela instituição possam desenvolver atividades complementares extra-classe nas áreas cívil e criminal, além de participarem de palestras e seminários. Os defensores públicos também serão disponibilizados para ministrarem palestras nos eventos organizados pelo Departamento e divulgar as ações da Defensoria junto à comunidade universitária.

O acordo entre as duas instituições foi discutido esta semana, durante reunião entre o chefe de Departamento de Ciências Jurídicas, Delson Fernandes Barcelos, que esteve na DPE, e o Subdefensor Público-Geral do Estado, José Oliveira de Andrade. O chefe do Departamento destacou a importância da parceria para que os estudantes possam ter contato com a parte prática e, em especial, com a comunidade carente, público que a instituição de assistência jurídica atende.

Para Delson, é fundamental que o aluno tenha essa visão social para ajudar no seu crescimento profissional. José Oliveira colocou a Defensoria à disposição da comunidade universitária para cooperar no que for possível. Ele acredita que parcerias como essas ajudam os universitários a escolherem sua linha de atuação nas diversas carreiras que o Direito disponibiliza.

O curso de Direito na Unir/Porto Velho conta com uma média de 400 alunos. São 23 professores, entre eles, mestres e doutores. O curso continua sendo um dos mais concorridos da Universidade. Apesar de ter aumentado de 40 para 100 vagas anuais, com ingresso de 50 estudantes por semestre, ainda não consegue atender a demanda.
Guajará

O titular do Departamento disse durante a reunião que a Unir tentará suprir a carência nessa área, abrindo, já no mês de agosto, uma extensão do curso de Direito no município de Guajará-Mirim, em parceria com o Governo do Estado. Este arcará com os custos. Serão disponibilizadas 100 vagas, com entrada dos aprovados no vestibular de uma única vez.  A parceria foi possível graças ao Programa de Desenvolvimento Regional através da Educação.

Delson explicou que o projeto político-pedagógico será igual ao da sede, mas terá algumas disciplinas regionalizadas, como Comércio Exterior, Direito Internacional, Direito Ambiental e Direito Indígena. As três primeiras já são oferecidas na sede, mas para se adequar a realidade local, carga horária será mais extensa na Unir/Guajará.

Participaram também da reunião, os defensores Maríllya Reis, Raimundo Ribeiro Cantanhede Filho e Hans Lucas Immich.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS