Secretario de saúde diz que Encontro do Direito Médico é fundamental para a classe médica
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Secretário de Saúde, Alexandre Muller, afirma que recomenda aos médicos do serviço público a participarem do encontro
O secretário estadual da saúde, Alexandre Müller, confirmou nesta quarta-feira que vai participar do IV Encontro de Direito Médico de Rondônia, que acontece nesta sexta-feira, 27, no auditório do Tribunal de Justiça, a partir das 14 horas. Alexandre Muller, que também tem formação em Direito, disse que o evento é fundamental para a categoria médica. Segundo ele, na atividade laborativa, os médicos estão sujeitos a serem acusados de cometer falhas que precisam ser dirimidas no mundo jurídico. “Às vezes, a falha só ocorre do ponto de vista do paciente e há razões para que isto ocorra. Portanto, este encontro vai contribuir para esclarecer estas dúvidas”, disse o secretário.
Para Alexandre Muller, IV Encontro de Direito Médico de Rondônia é importante também na questão do ordenamento da profissão. Ao comentar sobre a abertura de processos para apuração de informações sobre erro médico, Muller lembrou que costuma-se atribuir aos profissionais médicos atos de negligência, omissão, falta de cuidados e imperícia, mas destacou que é preciso, ao avaliar as denúncias, observar variáveis como a formação médica, a relação médico paciente, que envolve a confiança do paciente, e a situação das condições de trabalho.
Ele acrescentou que, após assumir o cargo de secretário estadual da Saúde, promoveu reuniões com os comandos gestores dos hospitais, diretorias clínicas e diretorias executivas, levando a todos a necessidade de melhorias na relação médico-paciente, humanização e, ao mesmo tempo, buscar oferecer condições razoáveis para a atividade médica. “Não conseguimos, ainda, realizar tudo o que propomos, pois a estrutura sofre com carência de equipamentos e até pela carência de profissionais, trata-se de um problema que existe no país inteiro, mas vamos melhorar”, acrescentou.
A primeira palestra do IV Encontro de Direito Médico de Rondônia será “Responsabilidade civil na relação médico-paciente”, e será ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Alexandre Miguel. A segunda palestra, “O novo Código de Ética e suas relações com o Direito Médico” ficará sob a responsabilidade de um dos maiores jurista brasileiro em Direito Médico, o médico e jurista Genival Veloso de França.
Alexandre Muller disse que a classe médica está convidada a participar do evento por razões óbvias e até fez uma convocação para que todos, na medida do possível, estejam presentes no IV Encontro de Direito Médico de Rondônia, além de fazer elogios aos organizadores do evento.
O IV Encontro de Direito Médico de Rondônia tem o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, do Sindicato Médico de Rondônia (Simero) e é patrocinado pelo Daia Medicina Diagnóstica; FARO – Faculdade de Rondônia, FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, CEOF – Centro Especializado em Oftalmologia e Governo de Rondônia.
INFORMAÇÕES: www.direitomedicoro.wordpress.com
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!