Para montar uma estratégia de apoio ao desenvolvimento do município de Rio Crespo, principalmente depois do incêndio na prefeitura que destruiu tudo, inclusive carro e moto, no início de março, o governador do estado, Confúcio Moura acompanhado de técnicos e dos secretários de estado, Edson Vicente (Sedes) e Lúcio Mosquini (DER), estiveram na segunda-feira (16), no município para reuniões com o prefeito Geraldo Nicodemos, o popular Junior do Arroz, e vereadores, que pediram socorro ao governo para reestruturar a administração.
Durante encontros com prefeito, vereadores e membros da sociedade, o governador recebeu relatórios contendo as principais necessidades, com destaque para a recuperação do prédio em que funcionava a prefeitura. Sem recursos para a reforma ou construção de uma nova sede, o prefeito solicitou apoio ao governo.
As autoridades municipais pediram investimentos no setor da saúde pública e a cedência de médicos e enfermeiros. O governador se comprometeu a enviar uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde para montagem de um plano de aplicação de recursos e pediu prazo para ver se consegue viabilizar a contratação de médicos.
Sobre solicitação de reforma e ampliação da escola do município, construção de novo posto policial e reestruturação do prédio da prefeitura, o governador encaminhou a equipe de técnicos do Deosp (Departamento de Obras e Serviços Públicos), para montagem de projeto.
Lúcio Mosquini, diretor-geral do DER (Departamento de Estrada e Rodagem), falou que o município de Rio Crespo foi um dos selecionados pelo governo do estado para receber pavimentação asfaltica em 100% das ruas. Projeto esse, lançado pelo governador logo que assumiu o mandato.“A ideia do governador é selecionar municípios pequenos como Rio Crespo e deixá-lo totalmente asfaltado”. Disse que o governo aguarda repasse do BNDS.
Foi anunciado pelo diretor do DER que em breve as máquinas estarão na região para a execução do Projeto Estradão, que esta levando para todas as vicinais do estado, recuperação, encascalhamento, alargamento das estradas e substituição de pontes de madeira por galerias.
Confúcio passou para o adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Alan França e para a adjunta da Secretaria Executiva, Mileni Motta o acompanhamento das ações em auxilio ao município. O governador ficou de marcar um novo encontro com a presença dos secretários da Agricultura, da Idaron e da Emater, para definir programas de incentivo a agricultura, essenciais ao desenvolvimento sustentável do município.
Confúcio quer incentivar a agroindústria e anunciou a futura instalação de uma escola técnica agropecuária, que capacitará jovens para melhorar a produção rural. Os deputados estaduais, Lorival Amorim e Adelino Follador, acompanharam o governador e também se comprometeram em ajudar o município.
Edson Vicente, secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, disse que o Estado implantará um silo para armazenagem, secagem e beneficiamento de grãos, contribuindo para o incentivo do plantio de lavouras.