A Prefeitura de Porto Velho aguarda a definição do local, para iniciar o processo licitatório que escolherá a empresa responsável pela construção do Mercado do Peixe da Sul. Nesta segunda-feira, 18, a adjunta da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), Silvana Cavol, confirmou que todas as plantas referentes a Obra (projeto arquitetônico, hidráulico, elétrico, combate a incêndio e outros) já foram concluídas.
O mercado será construído em uma área de cerca de 230 metros quadrados e terá espaço para 12 quiosques, sendo 10 para a comercialização do pescado e dois para a venda de verduras. O projeto, que será financiado com recursos próprios do município, está orçado em R$ 378 mil e o prazo de execução é de seis meses. “Depois de concluído esse mercado proporcionará mais segurança, conforto e higiene, tanto aos vendedores como a seus clientes. E é também uma forma da prefeitura contribuir na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas que trabalham e vivem do pescado”, disse a secretária adjunta da Sempre.
No novo espaço serão alocados os vendedores de peixe, da zona sul, que hoje comercializam seus produtos no meio das calçadas, sem quaisquer condições de segurança e garantia de higiene aos consumidores. Silvana Cavol lembrou ainda que as feiras improvisadas a céu aberto funcionam em locais proibidos, nas calçadas, e por isso há a necessidade deles serem removidos para desobstruir o passeio. “Essa é uma medida que precisa ser tomada porque é uma exigência da lei, mas o prefeito Roberto Sobrinho sensibilizado com a situação dessas pessoas, que não podem ficar desamparadas, determinou a construção do mercado, até porque esse é o meio pelo qual eles sustentam as suas famílias”, adiantou.