É lamentável, mas é a pura verdade: “Pacientes com câncer que se deslocam de Rondônia para Barretos estão recebendo ajuda da população de Barretos, da classe empresarial, enfim de pessoas que se sensibilizam com a situação a qual, pacientes e acompanhantes, passam no decorrer do tratamento.
De acordo com Maria Aparecida Menegheti Silva, conhecida como Cidinha, responsável pela pousada que abriga dezenas de pacientes de Rondônia, a situação não é mais caótica graças ao empenho de empresários que doam alimentos para pousada. “Caso não consigamos apoio dos empresários, da sociedade e dos politicos de Rondônia, a casa será fechada em maio de 2011” frisou.
O Governo do Estado não está pagando a ajuda de custo do TFD, Tratamento Fora de Domicílio, onde dificulta a arrecadação para quitar os débitos mensais. O motivo é a mudança de governo. Vale ressaltar que a Pousada não deixa de atender nenhum paciente pelo fato de não se ter condições de pagar sua estadia.
Sonho: Extensão de Barretos para Rondônia
Enquanto o sonho não se torna realidade é preciso que a Pousada seja transformada em Casa de Apoio. De acordo com Cidinha, a pousada cobra, atualmente, uma taxa diária de R$ 6,00 por pessoa para manter as despesas da casa, tais como aluguel, energia, agua, gás e parte da alimentação.
“Bom seria se o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ação Social, tomasse conta deste projeto, denominado “Casa de Apoio Amigos de Rondônia. A “proposta está aberta, com a palavra o secretário (a) de ação social do Estado, Governador Confúcio Moura, Presidente da Assembléia Legislativa, membros da Bancada Federal e classe empresaria do Estado” frisou Cidinha.
A Casa de Apoio em Barretos precisa de um recurso mensal pequeno para sua manutenção. Isso que está sendo apresentado não significa utopia, até porque é comum de se ver em Barretos Casas de Apoio de diversas prefeituras de diferentes Estados.
“Caso isto aconteça, os colaboradores da Casa de Apoio trabalhariam para os 52 municípios do Estado com segurança financeira. Teríamos mais tempo para dar atenção aos que mais
precisam nas horas de desespero” disparou Cidinha.
Estrutura física e novo endereço
A casa, com capacidade para 40 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, conta com total conforto. Dispõe de quartos, masculino e feminino, 03 banheiros com aquecedores de água, telefone, colchões, cozinha completa, alimentação, hospedagem, transporte do alojamento ao hospital e ambulância disponível. Todo o atendimento, caso passe a ser casa de apoio, será feito de forma gratuita. Serão atendidos, prioritariamente, os pacientes de Rondônia.
A Casa de Apoio em Barretos está situada em novo endereço: Rua Anísio Silva, 1370, B: Jardim Soares, duas quadras de onde se realiza o tratamento contra o câncer.
Depoimento
Dona Eva, 67 anos, moradora de Alta Floresta, há 06 meses realiza tratamento de câncer no céu da boca. Todo esse tempo ficou na pousada da Cidinha por se sentir acolhida, de forma que a casa de apoio passou a ser, de fato, sua própria residência.
“Aqui eu me sinto em casa. Apesar da doença, me sinto muito amada e feliz por todos. Agradeço aos profissionais de saúde, que cuidam de mim na Fundação Pio XII, desde o auxiliar de cozinha até o médico e principalmente as pessoas que colaboram com a manutenção desta casa, conforto para nós, rondonienses, durante o tratamento.
De acordo com Cidinha, em 2010, 1.200 pessoas (entre pacientes e acompanhantes) foram atendidas pela pousada. O seu trabalho, em 2008, era remunerado. Hoje, sem auxílio das autoridades, da classe empresarial, vive com sua filha, Maria Eduarda, na pousada com apoio de empresários de Barretos que se encantam com sua dedicação à causa do câncer.
“Em 2008 eu vim para Barretos para trabalhar na Casa Amigos de Cacoal, idealizada pelo vereador Cesar Castro. Depois que ele resolveu fechar as portas, resolvi dar continuidade ao projeto não pelo dinheiro, mas pelo amor cultivado nestes três anos que fiquei a frente deste projeto cuidando dos pacientes de Rondônia”
Doações
As pessoas interessadas em contribuir com este projeto, a transformação da pousada para casa de apoio, para que tudo seja de forma gratuita aos pacientes, pode entrar em contato pelos telefones (17) – 9169-2999 / 8826-3166 ou 8104-6797 (telefones da Cidinha em Barretos) ou nos telefones de Rondônia, (69) 8442-0198, 8128-2256, 9956-8858 ou 9995-0474 (Paulo Henrique ou Ana Maforte – parceiros deste projeto) ou pelos e-mails: rondoniainfoco@gmail.com ou pauloinfoco@gmail.com.
Faça sua parte, ajude quem, de fato, precisa de um gesto solidário. Entre em contato para contribuir mensalmente com a Casa de Apoio “Amigos de Rondônia” frisaram os parceiros do projeto.