Sistema FIERO participa da Cúpula Empresarial Brasil x EUA
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Neste sábado, 19, o auditório do Centro de Convenções Brasília 21, no Distrito Federal, manteve-se lotado de empresários que pregam pela maior integração econômica entre Brasil e Estados Unidos. Rondônia foi um dos estados convidados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a compor a comissão empresarial e esteve representado pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú.
O encontro teve a presença dos presidentes da República dos dois países, Dilma Rousseff e Barack Obama. O que se pretende é a adoção de mecanismos de coordenação eficazes por parte dos governos de ambos os países que vão garantir a gestão, governança, acompanhamento e identificação de problemas e oportunidades nas relações bilaterais.
Para selar o acordo, a assinatura do Tratado de Cooperação Econômica e Comercial entre Brasil e EUA (TECA) pode ser instrumento importante para uma gestão adequada à agenda crescente e diversificada entre os países. “O Sistema FIERO defende, incontestavelmente, o estreitamento de acordos empresariais, através da integração comercial entre regiões e trabalha pela eliminação das barreiras que prejudiquem a comercialização de produtos entre países”, comentou Baú.
Os temas como infraestrutura e geração de energia dominaram a pauta das discussões, já que no campo da energia renovável, Brasil e EUA são responsáveis por cerca de 80% da produção mundial de etanol. O subsecretário para Política e Assuntos Internacionais da Secretaria de Energia dos Estados Unidos, David Sandalow, falou sobre a disposição das empresas americanas de investirem na produção do petróleo brasileiro da camada do pré-sal e também de importarem o combustível.
Em seu discurso, o presidente da CNI, Robson Braga, classificou como estratégica e urgente o fim das barreiras americanas à importação do etanol brasileiro. Outros itens bilaterais estratégicos e urgentes listados compreendem a oportunidade de investimentos americanos na exploração do petróleo do pré-sal e os subsídios agrícolas americanos, que na visão da classe empresarial brasileira, retardam o papel do Brasil como grande supridor da oferta mundial de alimentos e minérios.
A Cúpula Empresarial foi organizada pela CNI, pelo Conselho Empresarial Brasil Estados Unidos (Cebeu) e pela Câmara Americana de Comércio (Ancham).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!