INTERNET GRÁTIS - Projeto “Porto Digital” esta em fase de conclusão na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
![]() |
O data center é uma modalidade de serviço de valor agregado, que funciona online, e oferece recursos de processamento e armazenamento de dados em larga escala, para que organizações de qualquer porte possam ter ao seu alcance uma estrutura de grande capacidade e flexibilidade, alta segurança, e igualmente, capacitada do ponto de vista de hardware e software para processar e armazenar informações.
Internet
Os dados serão transmitidos para a torre que está sendo montada próximo à maternidade municipal “Mãe Esperança”, onde serão filtrados, e posteriormente, distribuídos para a rede. Mas o projeto prevê a instalação de mais três torres de transmissão e 18 postes, posicionados em locais estratégicos, para a cobertura de toda a cidade.
Com o projeto, o município passará a ter em toda sua área, uma infraestrutura de telecomunicações e internet para acesso, tanto individual (casas, escritório, etc...) quanto público (escolas, hospitais, bibliotecas, etc...), disponibilizando à população informações e serviços públicos e privados em ambiente virtual. “Um dos objetivos do projeto Porto Digital, idealizado pelo prefeito Roberto Sobrinho, é a universalização do acesso à internet, com tecnologia de ponta e de baixo custo, à população de Porto Velho”, adiantou o secretário Joelcimar Sampaio.
Na região onde está sendo instalada a primeira torre, num raio de dois quilômetros, será liberado a frequência para a captação do sinal de internet e que será disponibilizada à comunidade. Mas para ter acesso a internet grátis, o contribuinte não pode estar inadimplente com o fisco municipal no que se refere ao pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e cadastrado na Semad, para poder receber a senha que lhe dará acesso à internet. Além disso, ele terá que comprar um kit básico com uma pequena antena de recepção para receber o sinal. O custo médio do equipamento varia entre R$ 250 a R$ 300.
Economia
Um dos grandes ganhos que o novo sistema trará será a redução de custo e a agilidade e qualidade no processamento das informações, de acordo com o secretário Joelcimar Sampaio. “O custo com a companhia telefônica, por exemplo, cairá significativamente, porque essa comunicação passará a ser feita pelo sistema Ramal iP. Além disso, ainda tem a segurança das informações”.
O Ramal iP é o sistema de telefonia digital que utiliza o protocolo de internet para transmitir voz com qualidade via internet banda larga, utilizando um padrão digital de transmissão de dados. O sistema fornece uma redução nos gastos de telefonia, permitindo uma liberdade maior em ligações interurbanas e internacionais, aumenta a integração entre clientes e fornecedores.
A diferença do sistema convencional é que quando se faz uma chamada telefônica via Ramal iP, não são utilizadas operadoras intermediárias no transporte da ligação. A voz é convertida em dados, transmitida digitalmente pelo protocolo iP (protocolo de Internet), passa pelo sistema e vai até o ponto mais próximo de seu destino quando é novamente convertida em voz, daí ela é entregue a uma operadora local para que a ligação seja completada, barateando assim o custo para o usuário. Por esse motivo não é necessário discar o código da operadora. Melhor ainda se a ligação é entre usuários Ramal iP, pois nesse caso o custo é ainda menor.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!