Instituto de Rondônia fecha ano com oferta ampla de bolsas de pesquisa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com a oferta de mais de 150 bolsas de pesquisa em 2010, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia pretende ser referência no desenvolvimento científico e social da região Norte. Pelo número de projetos em andamento, diversidade de temas e número de pesquisadores envolvidos, o instituto, criado em 2008, procura se expandir tanto na área de pesquisa quanto na importância e na atuação em políticas públicas.
Segundo o reitor Raimundo Vicente Jimenez, a implantação do Programa Pesquisador Iniciante, atualmente com 152 bolsas implantadas, é um salto na formação científica dos alunos. “Vamos preparar a geração futura para, além da descoberta científica, gerar conhecimentos e produtos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse.
O programa foi lançado em 2009, com 15 bolsas para o ensino médio e cinco para graduação. A linha que orienta o trabalho científico do instituto é a de apoio à formação dos estudantes e às pesquisas dos professores. “Os alunos contribuem de maneira definitiva com a pesquisa do professor” destaca o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Artur de Souza Moret. “Um ciclo importante para a instituição se inicia envolvendo o ensino, a pesquisa e a produção da pesquisa.”
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!