PAINEL POLÍTICO - Agrava crise entre Raupp e Confúcio. – Por ALAN ALEX

Painel Político está de volta ao RONDONIAOVIVO onde começou ainda em 2009. Neste período de quase dois anos, a completar em maio deste ano a coluna já migrou para a televisão (8 meses no ar), transformou-se na revista (segunda edição nas bancas ainda esta

PAINEL POLÍTICO - Agrava crise entre Raupp e Confúcio. – Por ALAN ALEX

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ficou feio
O senador Valdir Raupp e seu grupo deram com os burros n’água ao tentarem desestabilizar a relação entre Governo e Assembleia Legislativa, usando o PT como pano de fundo. Apesar de ser atrapalhado, Confúcio Moura não é ingênuo e teve percepção suficiente para entender que estava sendo usado. Em uma conversa com o novo presidente da Assembleia, Valter Araújo na última sexta-feira, Confúcio decidiu não apenas manter o PT no governo, como ampliou o espaço da legenda. Por essa Raupp não esperava.
Agora
Ele tenta fazer as pazes com o deputado estadual Edson Martins, que, pressionado por Raupp mudou seu voto no dia da eleição da Mesa Diretora. O senador mandou seu suplente Tomás Correia atrás de Martins, nas vésperas da eleição, com um documento afirmando que o PMDB iria expulsa-lo e tomaria seu mandato, caso ele não mudasse seu voto. Com a faca no pescoço, Edson Martins se viu obrigado a protagonizar o vexame, que foi estar inscrito em duas chapas.
Pior
É que Raupp não queria Confúcio no governo. Sua candidata era Sueli Aragão, que foi derrotada na convenção do PMDB. Raupp queria emplacar o PT com o PMDB. Mas Confúcio na época bateu o pé e decidiu partir para a campanha. Raupp tinha uma certeza, que se Confúcio fosse eleito, ele teria pouco poder de decisão dentro do governo. A prova maior é que o Democratas, de José Bianco, vem conseguindo ocupar espaços importantes, e o grupo de Raupp, queimado devido a sua desastrada administração como governador, vai ficando cada vez mais escanteado. Problema é saber quem é pior, se o PMDB de Raupp ou o DEM, de Bianco e Silvernani.
Orquestrado
Até porque o PMDB de Raupp e o DEM de Bianco trabalham juntos para rifar o PT do governo. Não que os petistas sejam a oitava maravilha do Mundo, mas as secretarias ocupadas pela companheirada estão melhores com eles que com Silvernani, por exemplo. Mas o leitor pode ter certeza de uma coisa, essa novela ainda vai ter alguns capítulos extras.
PT
Davi Nogueira, secretário executivo do Partido dos Trabalhadores informou que em momento algum chamou o senador Valdir Raupp de mentiroso e sim que ele “faltou com a verdade” no caso envolvendo PMDB e PT. Davi disse ainda que sua opinião, divulgada segundo ele de forma distorcida em alguns veículos, é pessoal e não do partido, “quando parte da executiva do PT, a nota é assinada como tal, o que não ocorreu. Aquela é uma opinião pessoal”, explicou. De qualquer forma, essa cizânia arrumada por Raupp, PT, Confúcio e Assembleia ainda não acabou.
Motivo
A grande mágoa de Raupp com o PT foi o surgimento de panfletos apócrifos durante a campanha eleitoral, que foram encontrados no comitê de campanha do então candidato Israel Xavier. Raupp tem certeza absoluta que Edson Silveira foi o responsável pela confecção do material, mas não tem provas. E para azedar ainda mais essa já complicada relação, Confúcio Moura resolveu mandar um recado bem claro para o senador, ao nomear Edson Silveira como adjunto em uma secretaria.
Extraordinária
E a Assembleia Legislativa vai realizar, a pedido do Governo, duas sessões extraordinárias. A primeira será nesta terça-feira e a próxima na quarta-feira. Serão votados projetos como a criação do Instituto de Terras de Rondônia (ITERON) e a bonificação de 50% no salário dos servidores estatutários ou comissionados que tiverem boas idéias usadas pelo governo. Confúcio Moura disse que pretende “valorizar as boas idéias” e para isso, nada melhor que pagar por elas.
Mudança
Painel Político está de volta ao RONDONIAOVIVO onde começou ainda em 2009. Neste período de quase dois anos, a completar em maio deste ano a coluna já migrou para a televisão (8 meses no ar), transformou-se na revista (segunda edição nas bancas ainda esta semana) e em breve terá casa própria (www.painelpolitico.com.br) que deve entrar no ar nesta terça-feira. Nesse meio tempo a coluna amadureceu, ganhou fãs e pessoas que não gostam, mas lêem da mesma forma. A coluna será publicada diariamente no novo endereço onde colocaremos também edições eletrônicas das revistas. Agradecemos mais uma vez o carinho e a audiência de nossos leitores e a paciência em nos acompanhar nessas mudanças de endereço. Também ficam registrados nossos agradecimentos ao jornalista Paulo Andreoli e a toda equipe do RONDONIAOVIVO e a todos que, de uma forma ou de outra, ajudam a manter nossa coluna.
Portanto
Não percam a partir desta terça-feira o novo PAINEL POLÍTICO.
Assembleia
Valdir Costa vai permanecer à frente do Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Comemorando
O ex-governador João Cahúlla faz aniversário esta semana. Mais precisamente no dia 11.
Desobediência
Tiziu Jidalias, ex-deputado estadual que foi candidato a vice-governador na chapa de João Cahúlla está à frente da Executiva estadual do PP e já convocou a executiva do partido para tratar da expulsão do deputado estadual Jaques Testoni, que desobedecendo a decisão da legenda, votou no candidato Jesualdo Pires para a Mesa Diretora. Testoni preferiu garantir os cargos de chefias na Emater, DER e Representação de Ensino, além de influência em contratos de empresas ligadas a família Testoni e amigos junto ao governo do estado do que atender a decisão da Executiva.
Dados
O Brasil deve registrar neste ano 500 mil novos casos de câncer, segundo estimativa divulgada ontem pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O dado indica um leve aumento em relação à previsão feita no ano passado pela entidade, de 489 mil casos. A aceleração da ocorrência de casos no País seria reflexo de uma tendência mundial, mas passou a ser registrada mais recentemente no Brasil por causa do envelhecimento da população e dos avanços no tratamento de doenças infecciosas, antigas causas mais frequentes de morte. Segundo o Inca, os gastos do Ministério da Saúde com o atendimento de pacientes com câncer cresceu 20% entre 2000 e 2007, atingindo R$ 1,4 bilhão. São custos que cobrem a internação de 500 mil pessoas por ano, 235 mil sessões de quimioterapia e 100 mil de radioterapia por mês.
Contatos
painelpolitico@hotmail.com/alan.alex@gmail.com/9248-8911/9907-0701/3225-7495
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS