Além de ex-ministro brasileiro, Mangabeira é professor da Universidade de Harvard desde a década de 70, onde foi professor de Barack Obama, atual presidente Norte Americano. Sua presença no município rondoniense que é chamado de Cidade Pérola do Mamoré se relaciona à continuidade de suas propostas de desenvolvimento sustentável e equilibrado para a Amazônia, assunto no qual é considerado uma das maiores notoriedades mundiais.
O Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia se fez representado nas solenidades de recepção de Mangabeira Unger em Guajará-Mirim pelo professor Delson Fernando Barcellos Xavier, atual chefe do DCJ/UNIR.
Na oportunidade, em nome dos demais docentes de Direito da Universidade Federal de Rondônia, Delson Xavier colocou o departamento de Ciências Jurídicas ao completo dispor de Mangabeira, no intuito de que novas pesquisas científicas a respeito da Amazônia sejam desenvolvidas, com a participação dos pesquisadores da UNIR.
Em sua fala ao ex-ministro e aos demais convidados do encontro, o professor Delson Xavier ressaltou que é inquestionável o desenvolvimento pelo qual a região está passando e que mesmo com todo esse avanço, Guajará-Mirim continua sendo uma das cidades brasileiras com os maiores índices de preservação da natureza, ultrapassando a casa dos 90% de áreas preservadas.
Também estiveram presentes às reuniões os professores da UNIR, Dorosnil Moreira Alves, chefe do campus de Guajará-Mirim; Francisco Estácio, Pró-Reitor de Infra-estrutura e Maria Cristina de França, Vice-Reitora eleita.