Atlético Sadeck, um time campeão - Por Anísio Gorayeb

Atlético Sadeck, um time campeão

Atlético Sadeck, um time campeão - Por Anísio Gorayeb

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A cidade de Porto Velho tinha apenas duas quadras para a prática de esportes na década de 60, a do Colégio Barão do Solimões e a da 3ª Companhia de Fronteira, hoje 17ª BIS – Brigada de Infantaria de Selva. As duas quadras ficavam bem próximas uma da outra. A do Barão existe até hoje no mesmo local, na Avenida Carlos Gomes esquina com a Rua José Bonifacio.
A quadra da antiga 3ª CIA, não existe mais, seu lugar deu espaço à abertura da Rua Duque de Caxias. Na época, a quadra ficava em frente ao quartel ao lado da Rua José Bonifacio. A Rua Duque de Caxias era interrompida na Rua Jose Bonifacio e continuava na Rua Gonçalves Dias, não passava carro em frente ao quartel.
A quadra do Barão do Solimões tinha a preferência dos atletas amantes do basquete. Os precursores desta modalidade esportiva em Porto Velho foram: Câmara Leme, Sapucaí, Adilson, Roosevelt, Tanaka, Afonso e outros. O melhor nisso tudo, é que tiveram seguidores, que se tornaram grandes craques.
Na quadra da 3ª CIA, o esporte preferido era o futebol de salão, que era muito praticado pelos militares do quartel e alguns amantes desta modalidade como: Valter Santos, Rochinha, Durval, e os irmãos Sadeck.
No ano de 1966, os militares promoveram o primeiro torneio de futebol de salão da cidade. O torneio, é claro, aconteceu na quadra da 3ª CIA. Poucos times participaram da competição, porém lembro-me de três deles, O Vilagran Cabrita, time dos militares, o Bancrévea Clube, formado pelos bancários do BASA – Banco da Amazônia S.A. e o Atlético Sadeck, cujo time tinha como base três irmãos da família Sadeck.
O Atlético Sadeck poderia ter até mais irmãos em seu plantel, caso o quarto irmão Frederico, quisesse atuar. Porém Fred, como é conhecido, preferiu ser apenas torcedor. O time do Sadeck era formado pelos irmãos: Victor (goleiro), Fernando e Chico. Para completar a equipe, chamaram o primo Luiz Guilherme Erse, e o vizinho Durval Matos.
Essa era a formação original do Atlético Sadeck, que foi campeão invicto do primeiro torneio de Futebol de Salão de Porto Velho em 1966. O gosto pelo futebol não parou por ai, os irmãos Victor e Fernando continuaram jogando. Foram atuar nos gramados do Estádio Aluizio Ferreira. Vitinho, como era conhecido, foi ser goleiro do Ferroviário e Fernando atuou algum tempo como zagueiro do Ypiranga.
Atualmente, Fernando é advogado aposentado do Banco do Brasil, Chico é geólogo do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, e reside em Brasília há muitos anos. Victor é médico urologista, por sinal excelente médico. Luiz Guilherme é administrador aposentado pelo Ex-Território, porém continua atuando no serviço público, Durval é contador, e também está aposentado pelo Ex-Território.
Fico feliz em descrever esta parte da nossa historia, lembrando que fui torcedor deste time. Com apenas 11 anos de idade, tinha um sonho naquela época: “ser igual aos meus primos quando crescer...”
Envio meu caloroso abraço aos primos, Fernando, Chico e Victor Sadeck, e um beijo na Tia Odaléa, a matriarca da família.
Que Deus nos abençoe.
Até a próxima.
ANISIO GORAYEB
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS