Programação de encerramento do projeto "Telinha na Escola" envolve a comunidade em Porto Velho

Programação de encerramento do projeto telinha na escola envolve a comunidade em Porto Velho

Programação de encerramento do projeto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De 10 a 13 de dezembro, professores e alunos dos três colégios estaduais que fazem parte do projeto Telinha na Escola, desenvolvido em Rondônia pela Secretaria de Estado de Educação, Instituto Vivo e ONG Casa da Árvore, receberão a comunidade nas escolas com programação de encerramento das atividades de 2010. Durante este ano, cerca de 40 alunos e 12 professores das escolas Flora Calheiros, Rio Branco e Oswaldo Piana desenvolveram práticas de produção de vídeo com telefone celular como forma de tornar as aulas mais atrativas e interativas.
Foram quase 250 horas de atividades em cada uma das três turmas em 2010. Durante o projeto, os professores foram capacitados por profissionais da ONG Casa da Árvore e atuaram como multiplicadores, levando conhecimento tecnológico e artístico para dentro da sala de aula. Dos quarenta estudantes matriculados, 30 estão se formando e poderão atuar como multiplicadores em atividades futuras.
A presença do Telinha na Escola mudou a rotina dos colégios participantes do projeto. Com muita criatividade e de olho no conteúdo curricular, alunos e professores tiveram experiências que ficarão marcadas em suas vidas, como a cobertura da estréia da Seleção Brasileira de Futebol na Copa, direto da aldeia indígena Karitiana, a participação em festivais de cinema, além da série sobre a história de bairros da capital de Porto Velho.
Nestas e em outras situações, os jovens estudantes lançaram um olhar diferenciado sobre a realidade em que vivem, através da câmera do celular. Com o uso da internet, todo este conteúdo produzido foi dinamizado e articulado com outros conteúdos curriculares através de blogs e redes sociais (http://telinharondonia.blogspot.com/), proporcionando naturalmente uma expansão do ambiente de ensino e aprendizagem.
Este ano, para encerrar as atividades do projeto, os colégios participantes do Telinha na Escola decidiram realizar eventos nas próprias escolas e envolvendo as comunidades nas quais estão inseridos. O objetivo é mostrar à comunidade, principalmente à família dos alunos participantes, as transformações sociais geradas pela iniciativa.
O primeiro encerramento acontece na Escola Professora Flora Calheiros Cotrin, que fica no Bairro Esperança da Comunidade. Lá a formatura dos alunos, com entrega de certificados e mostra dos vídeos produzidos acontecerá no próximo dia 10 (sexta), às 9h, no auditório da escola. O encontro acontece juntamente com a reunião de pais e mestres, quando também serão entregues os boletins de 2010.
No dia 11 (sábado), a turma da Escola Oswaldo Piana, que fica no bairro Nacional, se reúne a partir das 18h no pátio da escola, para rever as produções realizadas ao longo do ano e para curtir outras atrações culturais como roda de capoeira e apresentação de hip hop.
Encerrando o ano, a Escola Rio Branco, que fica no bairro Nossa Senhora das Graças, reúne todos seus professores, alunos e familiares, a partir das 9h, no auditório do colégio. Além dos vídeos de bolso produzidos, a equipe do Telinha na Escola promete ainda fazer uma retrospectiva das atividades do projeto a partir de fotos. A entrega dos certificados acontece junto com o encerramento de outro projeto de mídia da unidade, a Revista Eletrônica.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS