A prefeitura de Porto Velho implantou esta semana nas principais avenidas da região central da cidade, o projeto “Onda Verde”, cujo objetivo é facilitar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos e acidentes. De acordo com o projeto, ao respeitar o limite de velocidade das vias, o motorista encontrará todos os semáforos abertos no trecho entre as Avenidas Jorge Teixeira e Rogério Weber.
O secretário municipal de trânsito, Itamar Ferreira, explicou que o sistema foi implantado inicialmente nas Avenidas Sete de Setembro, Dom Pedro II, Carlos Gomes e Marechal Deodoro, onde o fluxo é maior, principalmente nos horários de pico. Até o final de dezembro, a Onda Verde também chegará à BR-319 (antiga Jorge Teixeira), Avenidas Calama e Rio Madeira.
De acordo com Itamar Ferreira, após vários estudos e análises técnicas (pesquisa volumétrica), a Semtran sincronizou os semáforos para que o trânsito possa fluir com mais rapidez e segurança. “A mudança também vai resultar em economia de tempo e de combustível para os condutores, evitando acidentes e congestionamentos, além de poluir bem menos o nosso meio ambiente”, avaliou.
A diretora do departamento de engenharia de tráfego da Semtran, Mirtes Silva, disse que a velocidade nas vias onde funciona a Onda Verde é de 40 a 50 quilômetros por hora. “Da Rua Rogério Weber até a Brasília, o condutor que trafegar a 40 quilômetros por hora pela Sete de Setembro irá pegar todos os sinais abertos. Da Rua Brasília até a Av. Jorge Teixeira, a velocidade deverá ser ampliada para 50 quilômetros”, exemplificou a engenheira.
Para que o sistema funcione de forma adequada, Itamar Ferreira informa que os condutores deverão obedecer o limite de velocidade nas vias públicas. Placas informativas estão sendo instaladas nos semáforos para orientar e conscientizar os motoristas.
Central de controle
Itamar Ferreira destacou o apoio e o empenho do prefeito Roberto Sobrinho na modernização dos semáforos, abertura de ruas e implantação de novas medidas para disciplinar e tornar o trânsito mais humano, a exemplo do corredor exclusivo para ônibus na Avenida Sete de Setembro. Ele adiantou que uma Central de Controle Operacional (CCO) está sendo montada no prédio da Semtran para monitorar o fluxo de veículos nas principais avenidas durante os horários de pico.
Conforme o secretário, o monitoramento por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos, irá permitir intervenção rápida do município nos locais onde o tempo dos semáforos poderá ser reajustado e adequado às condições da via pública. A Central de Controle Operacional entrará em funcionamento no início do próximo ano.