Público numeroso compareceu à solenidade de formatura de 280 alunos no Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência nas Escolas (Proerd), em Jaru. Foi um concorrido encontro de pais, filhos, professores, Polícia Militar, pessoal de apoio e pessoas da comunidade. Os formandos pertencem às Escolas Estaduais Dayse Mara, Nilton Oliveira de Araújo e Raimundo Cantanhêde. O evento foi realizado a partir das 19h30 desta terça-feira (23), na moderna sede da Igreja Presbiteriana Renovada, que ficou lotada de pessoas interessadas em participar da festividade. O Proerd é aplicado pela Polícia Militar, com parceria da Seduc. A Secretaria entra com o apoio logístico (escolas, material, divulgação) ficando sob responsabilidade da PM a aplicação dos conteúdos em sala de aula.
A Representação de Ensino (REN) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) marcou presença com a representante de ensino de Jaru, Aurita Raquel Mesquita Libânio. Houve ainda a presença de Maria Helena Evangelista de Souza, vice-diretora da Dayse Mara, Laudicéia Pessoa, coordenadora pedagógica da Raimundo Cantanhêde e Maria Amélia, diretora da Nilton Oliveira.
O lado militar foi representado pelo tenente coronel Pedro Leopoldo Bittencourt, coordenador regional de policiamento; Major Plínio Cavalcanti, Major Francisco Neurimar, Alexsander de Menezes Souza Couto, aspirante oficial PM; Niura Norberto, policial militar, além de outros militares. Juraci de Souza, diretor de segurança da Casa de Detenção de Jaru também prestigiou o evento.
“Ficando longe das drogas, seremos muito felizes. Aproveitem bem os ensinamentos deste curso e jamais enveredem pelo caminho sem volta das drogas” – disse a represente Aurita, conselho compartilhado pelo Major Plínio. Por sua vez o tenente coronel Bittencourt analisou a importância da atuação do Proerd na prevenção contra as drogas para a felicidade das famílias. “Trata-se de um programa de prevenção que orienta os alunos a dizerem não às drogas e à violência” – informa o coordenador regional de policiamento.
Após o juramento dos alunos participantes, a solenidade foi abrilhantada por diversas atrações artísticas, cujas estrelas foram os próprios alunos. Com alegria e entusiasmo, características marcantes nos jovens, eles brindaram os visitantes com espetáculos teatrais e de dança.
O Proerd foi criado nos Estados Unidos em 1983. “Introduzido no Brasil, foi adotado em Rondônia no ano 2.000, contabilizando mais de 160.000 crianças e adolescentes atendidos em sua ainda jovem existência no Estado” – informa a policial militar Niura Norberto.