OAB-RO quer Congresso votando ainda no primeiro semestre de 2011 o projeto sobre reforma partidária

Em sintonia com todas as outras Seccionais, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia defende que a votação da reforma partidária, no Congresso Nacional, seja realizada ainda no primeiro semestre do próximo ano. O conselheiro federal da OAB-RO,

OAB-RO quer Congresso votando ainda no primeiro semestre de 2011 o projeto sobre reforma partidária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em sintonia com todas as outras Seccionais, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia defende que a votação da reforma partidária, no Congresso Nacional, seja realizada ainda no primeiro semestre do próximo ano. O conselheiro federal da OAB-RO, Celso Ceccato, defendeu a propositura na manhã desta quinta-feira (18), em Brasília, durante o seminário “Reforma Política – um projeto para o Brasil”, que se encerrou à tarde com sessão de homenagem aos 80 da OAB, no Senado.
Segundo Ceccato, dentre outros aspectos, a reforma política deve redefinir o cenário brasileiro no que se refere à disputa eleitoral e gestão política. “A cidadania brasileira deve levantar esta bandeira como prioridade para firmar a posição do Brasil no cenário das grandes nações democráticas”.
Além da reunião sobre reforma política, Ceccato participou dos debates sobre semipresidencialismo – como mecanismo de atenuação da hegemonia presidencial no Brasil, reeleição e prazo de mandato do presidente, sistema distrital misto, sistema de lista fechada, restrições à coligações, cláusulas de barreiras, fidelidade partidária e financiamento público das campanhas.
Participaram do seminário, entre outras autoridades, o jurista Luiz Roberto Barroso – coordenador do seminário, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Brito, Ricardo Levandovski e Carmem Lucia Antunes Rocha e senador Pedro Simão (PMDB-RS), deputado federal, presidente da Câmara e vice-presidente da República eleito, Michel Temer, e os deputados Aldo Rabelo (PC do B-SP) e Miro Teixeira (PDT-RJ).
O seminário pretende apresentar, nas conclusões, um documento contendo sugestões para que as instituições do País possam realizar uma reforma política ampla. “É um desafio de enormes proporções, bem o sabemos, pois não interessa à classe política, de um modo geral, mudanças que lhe retirem comando das eleições fundadas em costumes divorciados de preceitos éticos”, destacou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, durante seu discurso.
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS