Minibibliotecas, com publicações técnicas, de abordagem simples e de tecnologias que contribuem para a melhoria da produtividade agrícola serão distribuídas a 13 cidades de Rondônia. A iniciativa é do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os 13 kits e 68 portfólios temáticos foram entregues à Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), que fará a entrega aos escritórios locais dos municípios que integram o Território da Cidadania.
Esse material didático, de informação e disseminação de conhecimento foi desenvolvido pela Embrapa/Informação Tecnológica em parceria com técnicos das instituições de assistência técnica e extensão rural com o objetivo de “potencializar a ação extensionista entre os produtores rurais, bem como beneficiar a comunidade, atendendo às demandas locais por informações tecnológicas”.
Mais de cinco mil municípios brasileiros estão recebendo o material. Os 13 destinados à Rondônia serão distribuídos nos municípios que compõe o território da cidadania. São eles: Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso, e um kit ficará à disposição dos demais municípios, para consulta, na biblioteca do escritório central da Emater.
Estímulo ao conhecimento
O kit de minibiblioteca contém publicações impressas e programas de vídeo. Os portfólios reúnem uma coletânea de CDs com 160 arquivos em áudio, do programa de rádio “Prosa Rural”, da Embrapa, e 80 vídeos do programa “Dia de Campo na TV”. Os temas são os contemplados no Plano Safra da Agricultura Familiar nos anos de 2008 e 2009, os mesmos trabalhos pela extensão rural junto ao agricultor, com enfoque na produção de pequenos animais, grãos, hortaliças, fruticulturas e até os cuidados necessários para evitar a Gripe A.
Além de ser utilizadas como ferramentas de apoio ao extensionista na orientação das práticas e técnicas agropecuárias, a minibiblioteca deverá estimular a comunidade a obter maiores conhecimentos teóricos, inclusive através de livros infanto-juvenis, de educação agroecológica e ambiental e até de receitas culinárias.
Para uma melhor disseminação entre a comunidade, o programa sugere que haja uma ampla divulgação das minibibliotecas, afim de que as organizações e movimentos tenham conhecimento da existência do acervo. É preciso que o extensionista estimule a leitura permitindo o maior acesso possível da comunidade ao local ao acervo bibliográfico, inclusive, se possível, organizando o empréstimo do material para leitura em casa.
O material disponibilizado para compor a minibiblioteca é constituído de informações compatíveis com a realidade agrícola e agrária nacional e possibilitará às famílias rurais o acesso à informação e às tecnologias.