Dia do Professor, da Educação, da Escola – Por Ruzel Costa

Dia do Professor, da Educação, da Escola – Por Ruzel Costa

Dia do Professor, da Educação, da Escola – Por Ruzel Costa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mesmo com a tecnologia mais moderna de uma nação nada irá substituir o papel do professor na afetividade, emoção, entusiasmo, responsabilidade, compaixão, afeto.

 

Mesmo assim nossa profissão  está entre as mais estressantes, perigosas e mal pagas entre outras tantas, mas somos sabedores disso e porque não procuramos outra profissão? A resposta é bem simples: Porque somos professores, professores que esperam e que ainda acreditam que está na educação uma das poucas  maneiras de uma pessoa ter sucesso socioeconômico.
 
É também através da educação a única saída para o desenvolvimento de uma nação , na formação intelectual de um povo, talvez por isso se invista tão pouco nesse setor, principalmente na educação infantil que é a base da formação acadêmica do Ser.
 
Comemorar: a falta de segurança nas escolas, universidades e faculdades? Comemorar a falta de equipamentos? Os baixos salários, a falta de uma política de valorização profissional, que obriga ao professor ter três jornadas de trabalho? Comemorar a carga horária exaustiva e que obriga muitas vezes o  profissional a ministrar disciplinas na qual não é formado, somente para cumprir uma “carga horária”. Isto mostra a preocupação  com a quantidade deixando de lado a qualidade do ensino. Tanto para não comemorar, mas ao mesmo tempo comemorar SIM. Comemorar pela formação dada a tantos e tantos que estão hoje no mercado de trabalho, por aqueles que saíram de uma condição desfavorável e hoje tem uma formação e principalmente por aqueles que buscam uma perspectiva. Comemorar por ser muitas vezes lembrado e por ter feito parte da vida de muitos.
 
Vale lembrar que todos os profissionais do mais renomado ao menos lembrado passaram pela escola e a graça aos profissionais da educação e com seus esforços alcançaram seus propósitos., inclusive aqueles que estão no poder (infelizmente muitos esqueceram o que aprenderam) dando pouca importância para a educação, mas quem sabe um dia...
 
Também vale  lembrar, que em pesquisa realizada em vários países do mundo em 2009 coloca o professor como uma das profissões mais confiáveis depois dos bombeiros. No Brasil mostra que o professor  só fica atrás dos Bombeiros  Carteiros e Médicos.
 
Mas nossas escolas poderiam  ter uma melhor qualidade se a família tivesse  maior participação na vida escolar de seus membros, pois muitas vezes a educação é deixada para segundo, terceiro plano, como também cobrando dos Poderes maior investimento e valorização para esse indispensável  setor.  
 
A palavra professor vem da raiz latina "professare", que significa dizer algo publicamente em alto e bom som / ou origina-se do verbo latino profiterique significa declarar-se, fazer uma declaração, confessar ou dar a conhecer,  mas que também contém em sua raiz a palavra professio – profissão, ato de professar.
 
 
 
 
 
 
 
 
Origem do dia do Professor
 
O dia 15 de outubro foi escolhido porque nessa data, em 1827, o imperador D. Pedro I assinou a primeira lei sobre ensino primário no país. ( Dia consagrado a educadora Santa Tereza D’Avila)
 
Parece que o Dia do Professor foi festejado pela primeira vez em 15 de outubro de 1933, com missa e sessão cívica no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. A iniciativa partiu da Associação dos Professores Católicos do Distrito Federal (APC-DF) e chamou-se Dia do Primeiro Mestre. A idéia veio do presidente da Associação, Everardo Backheuser, com objetivo de dar às pessoas ocasião para que demonstrassem sua gratidão ao seu primeiro professor ou professora.
 
A primeira comemoração de um dia inteiramente dedicado ao profissional da educação foi posta em prática em São Paulo, numa pequena escola da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, por iniciativa de quatro professores, em 15 de outubro de 1947.
A sugestão da data foi feita pelo professor Salomão Becker - data em que, na sua cidade  professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização na escola – a Escola Normal Oficial de Piracicaba.
 
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
DECRETO nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Declara feriado escolar o dia do professor.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, usando das atribuições que lhe confere o item I do artigo 87 da Constituição Federal, Decreta:

Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.
Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.
Brasília, 14 de outubro de 1963; 142º da Independência do Brasil; 75º da República.

João Goulart
Paulo de Tarso Santos
 
Felicitações a todos os educadores e esperando que os governantes que tomarão posse no primeiro dia do ano de 2011 vejam a Educação com prioridade, valorização e com a real formação do cidadão.  
 
Professor Ruzel Costa – Porto Velho -RO
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS