A Prefeitura de Rolim de Moura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), adiou para 23 de outubro a Campanha de Vacinação Anti-Rábica, que no calendário nacional estava fixada para acontecer no ultimo sábado, 24. A data foi alterada após decorrência da paralisação dos servidores públicos do setor.
Segundo o Diretor do Centro de Controle de Zoonoses do município, Reinaldo da Silva, a decisão tomada na semana passada visa uma Campanha mais bem elaborada, tendo em vista que a suspensão da greve ocorreu próximo à data estabelecida no calendário de vacinação do governo federal, resultando no impedimento da articulação entre os servidores para a realização da Campanha. “A data foi adiada pela necessidade de reunirmos os servidores para a formação da escala de trabalho e definição dos locais que receberão os postos de vacinação”, explicou Reinaldo.
O Secretário Semusa, Roberto Diniz informou que cães e gatos da zona rural já foram imunizados, restando apenas a ação na área urbana. Ele disse ainda que a meta da Semusa é que pelo menos 70% dos animais possam receber a dose da vacina contra a raiva. “É um recurso que garantirá a saúde do animal, evitando o contágio do vírus que causa a doença”, disse Diniz.
As campanhas são realizadas anualmente em todo o Brasil e a aplicação da vacina é feita sem qualquer tipo de custo. A vacina é oferecida para cães e gatos, a partir dos 60 dias de vida.
A Doença
A raiva é uma doença de caráter epidêmico, capaz de afetar mamíferos como cães, gatos, primatas e até mesmo o homem. O vírus provoca infecção no sistema nervoso, alterando o comportamento e impulsionando a agressividade. Quando o tratamento não é feito de forma correta, a morte do ser humano ou outro animal acontece dentro de no máximo quatro dias.