QUEBRA TUDO – Quebra-Molas construídos fora dos padrões causam danos em veículos de Porto Velho – Fotos e Vídeo

De acordo com a legislação de trânsito, nas vias, onde a velocidade máxima permitida é de 20km/h o quebra-molas deve ter um metro e meio de comprimento e oito centímetros de altura. Já nas rodovias e em trechos que a velocidade máxima é de 30km/h, o equip

QUEBRA TUDO – Quebra-Molas construídos fora dos padrões causam danos em veículos de Porto Velho – Fotos e Vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O trânsito de Porto Velho já se tornou conhecidamente um motivo de transtorno para os moradores da capital. Os muitos carros que se acumulam nas avenidas da cidade, em uma das frotas de veículos que apresentam um crescimento mensal assustador, aliado ao calor amazônico da região, são elementos perfeitos para um “coquetel molotov” que está prestes a explodir no trânsito da capital.

Diariamente vários carros são emplacados e colocados nas ruas, fiscais do trânsito lotam as calçadas a procura de motoristas infratores, na busca desesperada de tentar amenizar a situação de caos que se encontra às ruas e avenidas da cidade. Mas como será que os gestores do município estão cuidando do patrimônio suado dos contribuintes de Porto Velho?

 
O acesso ao crédito, o crescimento econômico e a chegada das usinas, fomentaram esse aumento na frota de veículos da cidade. Milhares de cidadãos realizam financiamentos ou juntam o dinheiro de seu trabalho para comprar seu meio de transporte, porém não imaginam o que esperam no mesmo momento em que “estreiam” seus veículos nas ruas de Porto Velho. Buracos, bueiros abertos no meio das avenidas, remendos mal feitos sobrepostos por cima de outro remendo mal feito, e por ai em diante.
 
Situações que obrigam os motoristas a arcarem com prejuízos de suspensão, vazamento no motor, quebra de corrente, entre outras avarias oriundas da situação deprimente que apresentam várias ruas da capital.
 
Porém, parecendo não compartilhar das mesmas aflições do contribuinte portovelhense, a Semtram (Secretaria Municipal de Trânsito) decidiu espalhar quebra-molas pela cidade, fato que poderia ajudar na contenção de velocidade dos veículos, se não fosse por um simples motivo, os quebra-molas estão totalmente fora dos padrões exigidos inclusive pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
 

De acordo com a legislação de trânsito, nas vias, onde a velocidade máxima permitida é de 20km/h o quebra-molas deve ter um metro e meio de comprimento e oito centímetros

de altura. Já nas rodovias e em trechos que a velocidade máxima é de 30km/h, o equipamento deve ter as seguintes dimensões: 3,70m de comprimento e dez centímetros de altura.

 

Na avenida Lauro Sodré, bairro Ipase Novo, próximo ao prédio do Ministério Publico Estadual, encontramos dois quebra-molas recém colocados pela Semtran, e pelo que pode ser visto nas imagens, não apresentam nem de longe os cálculos de medição exigidos pela legislação de trânsito. Motoristas precisam passar com todo o cuidado para não terem que deixar pedaços dos seus veículos no local. Alguns mais apressados passavam em velocidade um pouco mais alta e sentiam imediatamente o bruto impacto do quebra-mola.
O fato que causa mais espanto é o que podemos esperar do futuro do trânsito em Porto Velho se a própria secretaria não segue a legislação. Como pode acontecer em uma cidade onde milhões de verbas de compensações e de programas de aceleração do crescimento, não tenha um profissional que proíba esses tipos de obras aberradoras?

 

A equipe de jornalismo do Rondoniaovivo entrou em contato com a Semtran, mas fomos informados que apenas o departamento de engenharia poderia responder as nossas indagações, tentamos por varias vezes falar com algum responsável pelo departamento, porém não conseguimos entrar em, contato com ninguém até o fechamento dessa matéria.  

Enquanto isso o contribuinte portovelhense continua tendo que arcar com os prejuízos de ruas e avenidas que além de maltratadas, também estão ilegais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS