Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência é empossado na capital

Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência é empossado na capital

Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência é empossado na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prefeito Roberto Sobrinho empossou na manhã desta terça-feira (31/08), os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e instituiu o Fundo Municipal de Apoio, para fins de financiamento dos projetos e programas de proteção a essas pessoas portadoras de necessidades especiais. O Conselho foi criado através da Lei Complementar nº 388, de 02 de julho de 2010,  vinculado à secretaria municipal de assistência social (Semas). Fazem parte do órgão doze (12) membros, sendo seis (6) do poder público e seis (6) representantes da sociedade civil organizada, com atuação na área de direitos humanos e voltados às pessoas com deficiência em Porto Velho. O Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência está localizado à Rua Manoel Laurentino, n° 2315, esquina com Pinheiro Machado, no bairro Embratel.
 
Segundo Sobrinho, o conselho terá como objetivos o acompanhamento, planejamento, e avaliar a execução das políticas públicas de infraestrutura nas áreas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e outras políticas públicas relativas às pessoas com deficiências. “O conselho vem para reforçar os trabalhos de defesa dos direitos das pessoas com deficiências, que a prefeitura já desenvolve, visando ampliar as ações em beneficio deste público”, destacou o prefeito.
 
De acordo com a secretária de assistência social do município (Semas), Benedita Nascimento, o conselho será um forte aliado na elaboração e execução da proposta orçamentária da secretaria, sugerindo as modificações necessárias à consecução da política municipal, para integração e inclusão da pessoa com deficiência. “O órgão poderá sugerir a elaboração de estudos e pesquisas que visam definir prioridades a serem incluídas no planejamento do município, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, disse Benedita.
 
Já a secretária de educação do município, Fátima Ferreira, salientou que o conselho será um espaço para o diálogo entre órgãos públicos e a sociedade como um todo. “Aqui serão debatidas todas as questões que envolvem as pessoas com deficiências, um espaço de debate e de soluções”, disse Fátima, lembrando das inúmeras ações, projetos e programas que a prefeitura possui para a inclusão dessas pessoas portadoras de necessidade especiais.
           
“Temos melhorado a estrutura física de nossas escolas, para garantir a acessibilidade; distribuindo cadeiras novas para as crianças que utilizavam cadeiras desgastadas e inadequadas, e ainda capacitando nossos professores, tanto na língua dos sinais, como em especializações que tratam da inclusão dos portadores de necessidades especiais”, explicou a secretária.
 
Giuseppina Fulco, da Associação Família Rosetta, que também tomou posse como membro do conselho e representante da sociedade civil organizada, ressaltou a importância do órgão. “Este é um momento ímpar, pois hoje não estamos lembrando das lutas que tivemos, mas das vitórias que conquistamos. Através deste conselho poderemos acompanhar de perto o que o poder público tem feito para garantir os direitos dos portadores de necessidades especiais”, disse Giuseppina.
 
Francisco Mário, presidente da Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia (FEDER), também tomou posse e agradeceu ao prefeito pela criação do conselho e destacou a relevância dele. “Sonhamos com uma capital que um dia possa ser 100% acessível para nós portadores de deficiências e este conselho é o começo da realização deste sonho, com certeza poderemos através dele, concretizar muitos projetos e garantir políticas públicas que tragam mais acessibilidade e mais qualidade de vida”, disse Mário.
 
Participou ainda, o secretário estadual de assistência social (Seas), Sebastião Calegari, que parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “Porto Velho tem grandes demandas e fico feliz em ver que a prefeitura tem olhado para todas as áreas, garantindo direitos e melhorias”, disse Calegari.
 
Empossados
 
Representando o poder público, pela Semas, tomaram posse: Lílian Nascimento (titular) e Regiane Silva (suplente); pela Semtran, Brenda Pereira (titular) e Mário Irajara (suplente); pela Semed, Maria de Fátima (titular) e Conceição Araújo (suplente); pela Semusa, Áurea Elisabeth (titular) e Glaucilene Correia (suplente) e pela Semes, Francisca Vanusa (titular) e Alda Cristina Luna. Representando a sociedade civil organizada, tomaram posse: Nilza Maria (titular) e Maria Conceição Gomes (suplente) da APAE; Francisco Mário Alves (titular) e Telma Araújo (suplente) da FEDER; Sâmia Suely (titular) e Helaine Trajano (suplente) da Associação Pestalozzi; Marcel da Silva (titular) e Silvio Roberto (suplente) da Rondônia Clube Olímpico (RCO); Giuseppina Fulco (titular) e Neuda Oliveira (suplente) da Associação Família Rosetta e Alberto de Alencar (titular) e José Augusto (suplente) da Associação dos deficientes visuais de Rondônia (Asdevron).

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS