O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia (SEEB/RO) vem a público refutar a forma com que foi publicada, em manchete de capa, uma matéria policial que atinge, de forma genérica, a todos os trabalhadores bancários do Estado.
A matéria em questão foi publicada na capa do jornal O Estadão do Norte, edição do último domingo, 22 e segunda-feira, 23 de agosto, com o título “BANCÁRIO PODE SER INFORMANTE DE ASSALTANTES”.
O presidente do SEEB/RO, Cleiton dos Santos, explica que, embora entenda que o texto foi embasado em algumas suspeitas geradas com a investigação da Polícia Civil, acerca de crimes cometidos por uma suposta quadrilha, a clientes de uma mesma agência, e que tenha sido colocada em chamada curta, na capa da edição de final de semana, de forma inconclusiva, ainda assim critica a utilização da palavra “BANCÁRIO”, que gera entendimento deturpado sobre a possível atuação ‘indevida’ de um trabalhador que pertence a uma das mais valiosas categorias funcionais da sociedade rondoniense.
“O título da capa atinge a figura do trabalhador bancário, em sua integridade, sua idoneidade e sua responsabilidade em ter informações importantes, no caso, financeira. É preocupante a publicação de notícia deste tipo, pois foi feita de forma precipitada e que não informa com precisão e ainda põe em risco a credibilidade de trabalhadores que detém informações importantes da sociedade, assim como acontece com outros segmentos de trabalhadores”, avaliou o sindicalista.
Cleiton ainda adiantou que nenhum membro da diretoria do SEEB, tampouco dos seus filiados em todo o Estado são contra a investigação policial aliada à atuação da imprensa e ainda acrescenta que nenhum ser humano está acima da lei ou isento de cometer erros, nem mesmo os trabalhadores bancários.
“Contudo, pedimos que haja prudência e sensibilidade por parte de todos antes de fazer ilações danosas sobre um profissional, seja qual for, que representa toda uma valiosa classe trabalhadora”.