AGRICULTURA - Aproveitamento da mandioca gera renda no meio rural

Planta nativa do Brasil, a mandioca é uma das culturas mais importantes para a economia brasileira. Segundo fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos mais de cinco mil municípios, aproximadamente 85% cultivam a mandioca. Estima

AGRICULTURA - Aproveitamento da mandioca gera renda no meio rural

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Planta nativa do Brasil, a mandioca é uma das culturas mais importantes para a economia brasileira. Segundo fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos mais de cinco mil municípios, aproximadamente 85% cultivam a mandioca. Estima-se que mais de dois milhões de hectares de área plantada são dedicados à mandiocultura.
Um estudo realizado em 2008, em parceria entre Sebrae, Emater e Embrapa, aponta a existência de cerca de 30 mil hectares de plantio de mandioca em Rondônia. Além de incrementar a economia local a raiz é um dos mais importantes alimentos para o homem e para os animais.
Com base nesses dados a equipe da Emater, em Jaru, realizou um curso de Aproveitamento da Mandioca para mulheres agricultoras familiares. “Os objetivos são incluir essas mulheres no processo de agroindustrialização e comercialização da produção”, diz a extensionista Newmann Britto.
As agricultoras participantes estão inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O processamento da mandioca, além de agregar valor ao produto contribuirá com a geração de renda e oportunidade de trabalho o meio rural.
Durante o curso Newmann levou às participantes, receitas de pratos preparados à base de mandioca como: doces, bolos incrementados com queijos, coco, castanhas, suflê, pãezinhos e rosquinhas. A novidade ficou por conta do brigadeiro e do suco à base de mandioca. “Estas receitas fogem um pouco do consumo habitual, comenta a extensionista”.
Da mandioca tudo se aproveita, da raiz à casca, inclusive a folha. Esta última, rica em rica em proteína, vitamina A, ferro, cálcio, vitamina C, além das vitaminas B1, B2, Niacina e de minerais e fósforo. “As pessoas que vivem aqui no Norte do Brasil, têm o costume de utilizar as folhas de mandioca junto com outros alimentos, mas é preciso tomar cuidados no processamento correto para eliminar os tóxicos contidos nas folhas e garantir o bom uso sem correr riscos à saúde”, explica Newmann.
Ao final do curso todas as participantes receberam apostilas contendo as receitas dos derivados da mandioca e um folheto explicativo sobre como diminuir o ácido cianídrico das folhas da mandioca.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS