TEMPO - Ar seco derruba temperatura em Rondônia

TEMPO - Ar seco derruba temperatura em Rondônia

TEMPO - Ar seco derruba temperatura em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As madrugadas tem sido de sensação de frio em todo o Estado de Rondônia nos últimos dias; Não há nenhum sistema frontal (frente fria) atuando no Brasil, quiçá ar polar como alegado por alguns institutos. O que tem provocando a queda de temperatura em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil é a baixa umidade relativa do ar verificada em patamares considerados até como estado de atenção pela OMS (Organização Mundial de Saúde) variando entre 20% e 30%. O normal seria de 65%.
Outro fator natural contribui para um declínio espontâneo dos termômetros logo ao anoitecer. Agora no inverno astronômico no hemisfério sul, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Isso faz com que o calor acumulado na superfície do solo durante o dia logo se perca ao entardecer facilitando a chamada "perda radioativa".
 
A ausência de ventos fortes e de nuvens também contribui e muito para um resfriamento mais acentuado. As nuvens funcionam como um cobertor térmico, que impede a liberação do calor acumulado no solo para a atmosfera.
 
Nesta quarta-feira, estações meteorológicas automáticas operadas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em Rondônia registraram temperaturas mínimas dignas de eventos de friagem, com 17,3°C, em Ariquemes; 17,0°C, em Cacoal; 18,4°C, em Porto Velho e 16,4°C em Vilhena.
 
Vale ressaltar que, quanto mais seco estiver o ar, maior será a perda radioativa na madrugada e, portanto, maior a sensação de resfriamento noturno. Às margens de rios e de matas fechadas, os termômetros tem chegado a menos de 15°C, como o caso de Costa Marques, onde uma PCD (Plataforma de Coleta de Dados) também registrou forte resfriamento noturno.
 
Então não confunda; Rondônia não está sob influência de ar polar ou friagem; O ar extremamente seco é o único responsável pelo friozinho nas madrugadas. Pelo menos até a segunda quinzena de julho, essas temperaturas devem permanecer amenas na madrugada e bastante elevadas durante as tardes, segundo os modelos numéricos; Previsão de friagem só no final do mês de julho ou inicio de agosto.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS