Tempo de empreender em Rondônia - Região da Usina de Jirau é beneficiada por projeto

Cerca de 280 famílias que produzem abacaxi, açaí e banana de forma sustentável serão beneficiadas

Tempo de empreender em Rondônia - Região da Usina de Jirau é beneficiada por projeto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Camargo Correa – ICC, com o pensamento voltado ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da área rural que circunda a construção da Usina de Jirau no município de Porto Velho, convidou parceiros para juntos desenvolverem atividades que levem esta população rural a aperfeiçoarem suas atividades agrícolas sustentáveis, desta forma acompanhando o desenvolvimento urbano da capital.
           
O projeto Tempo de Empreender em Rondônia, que inicia suas ações a partir de primeiro de julho e tem o apoio do Sebrae, é obra deste pensamento sustentável e empreendedor. Produtores da região onde é construída a Usina Hidrelétrica de Jirau, cerca de 280 famílias da Ponta do Abunã, União Bandeirantes e Joana D`arc serão atendidas.
 
O projeto visa aumentar a geração de emprego e renda na região a partir da verticalização da cadeia produtiva do açaí, banana e abacaxi. Os produtores receberão treinamentos sobre associativismo e cooperativismo a fim da viabilização técnico-econômica, social e ambiental da produtividade com especial atenção aos jovens.
 
Segundo o diretor técnico do Sebrae, Hiram Rodrigues Leal, o projeto vai fortalecer o cooperativismo, melhorar práticas agrícolas, dar qualidade e produtividade ao setor primário e desenvolverá competências necessárias ao processamento da fruta (processo e produto). “Todas as ações são baseadas em um termo de referencia, onde consultores do Sebrae estudaram a realidade das comunidades atendidas e traçaram objetivos”, completa o diretor.
 
Outra área importante abordada pelo projeto é a de biotecnologia. Toda a produção da fruticultura será amparada pelo já existente projeto Biofábrica. Desenvolvido pelo ICC e pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC o Biofábrica é responsável por reflorestar áreas utilizadas como canteiros de obras nos empreendimentos da Camargo Correa.
 
Conforme o Dr. Miguel Guerra, responsável pela área de genética e biotecnologia da UFSC, seu trabalho ajudará os produtores atendidos através do desenvolvimento sustentável, social, econômico e ambiental. “A Biofábrica servirá de plataforma para o melhoramento genético das espécies. Plantas matrizes de açaí, banana e abacaxi serão produzidas em laboratório e repassadas aos produtores”, finaliza.
 
Já Geraldo Crispim, pequeno produtor rural do assentamento Joana D`arc que será atendido pelo projeto, ressaltou a importância de empreendimentos sustentáveis que valorizem a agricultura familiar. “Esse projeto mostra a preocupação do Sebrae e do ICC em beneficiar uma região importante para o desenvolvimento do Brasil”, conclui o produtor.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS