O anúncio feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que o Produto Interno Bruto (PIB) alcançou no primeiro trimestre de 2010 um crescimento de 2,7% em relação aos três últimos meses de 2009 motivou o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) a comemorar duplamente. Primeiro pelo resultado em si, que poderá contribuir para que ao final do ano o crescimento do PIB brasileiro supere os 7%, e também pelo fato de Rondônia estar crescendo mais do que o restante do país.
- Rondônia era um estado pobre até há pouco tempo. Agora estamos acima da média nacional, apesar de sermos um estado novo, com pouco mais de 20 anos. Estamos prosperando em ritmo acelerado. Isso deve-se também aos investimentos do governo federal que superaram os R$ 30 bilhões - afirmou Valdir Raupp.
Entre os investimentos patrocinados pela União, o senador destacou a construção das usinas hidroelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira. Raupp advertiu que se o crescimento do PIB prosseguir alto nos próximos anos, o Brasil precisará investir na construção de novas usinas geradoras de energia e também em estradas, portos e hidrovias para acompanhar o ritmo de desenvolvimento.
Transposição: ansiedade dos servidores acaba dia 15
Outro assunto abordado pelo parlamentar foi a transferência dos servidores do então território de Rondônia, custeados pela União até 31 de dezembro de 1991, para quadro em extinção da administração federal. Raupp informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomará uma decisão sobre o assunto na próxima semana, entre segunda e terça-feira. Ele disse confiar que o presidente sancionará o projeto aprovado pelo Congresso que regulamenta a emenda constitucional que trata da transferência.
- Tenho mantido entendimentos com os ministérios do Planejamento, da Fazenda e com a Casa Civil. Meu sentimento é que se o presidente Lula vetar alguma coisa serão pequenos itens que não prejudicarão aos servidores. Terça-feira, dia 15, é o último prazo para acabar com essa ansiedade - declarou.