O Dia Internacional do Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, está marcado em Rondônia por uma ampla mobilização coordenada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). A celebração é feita desde 2002, a partir de uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, é proibido quem tem menos de 14 anos trabalhar, mas ainda existem muitos casos de pessoas dessa faixa etária desempenhando algum serviço para ajudar no sustento da família.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado revelaram que quase cinco milhões de crianças no país trabalhavam para colaborar no orçamento familiar, ou até mesmo, por questão de sobrevivência. Com o objetivo de reverter essa situação, pelo menos em Rondônia, a Seas desenvolve permanentemente ações preventivas em parceria com os 52 municípios. O titular da pasta, Sebastião Calegari Filho, observa: “O Governo do Estado reconhece os direitos da criança e do adolescente que devem ter uma vida digna”, explica.
Essa dignidade pregada pelo secretário é possível com registro civil, saúde, alimentação, escola, direito a brincar, família, proteção e
um meio ambiente saudável. Tais políticas públicas são defendidas pela Secretaria de Assistência Social que realiza o monitoramento e avaliação das ações sócioeducativas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Presente em cinquenta municípios rondonienses, o Peti atende atualmente 8.724 crianças. A técnica da Seas, Marinês Soares Andrade, que coordena o programa, informa que houve uma redução do número de beneficiados pela ação. “Em dezembro de 2009, o Peti atendia 10.475 crianças e adolescentes”, destacou ela. Em virtude do “Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil”, a Seas está intensificando sua atuação nesse sentido. A programação que tem como objetivo sensibilizar a população diante do males causados pelo trabalho infantil inclui palestras, distribuição de material explicativo, entre outras atividades desenvolvidas durante esta semana em parceria com a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.
Na manhã desta quinta-feira, 9, a Seas realizou na Vila Princesa em Porto Velho, um evento, onde houve a distribuição de brinquedos e lanche para crianças que vivem no local conhecido como Lixão. Na oportunidade, as famílias foram conscientizadas sobre a necessidade de se respeitar à infância, sobretudo a educação de quem está nessa fase da vida.