Na manhã desta sexta-feira (04), o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Pascoal de Aguiar, recebeu em seu gabinete os alunos Anthony Henrik Webler e João Carlos Costa de Matos da Escola Agrícola Auta Raupp de Cacoal. Os alunos f
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta sexta-feira (04), o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Pascoal de Aguiar, recebeu em seu gabinete os alunos Anthony Henrik Webler e João Carlos Costa de Matos da Escola Agrícola Auta Raupp de Cacoal. Os alunos fazem parta da comissão de doze jovens escolhidos para representar o Brasil na Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que será realizada de 5 a 10 de junho em Brasília.
João Carlos de 12 anos foi escolhido na categoria das ações afirmativas, onde conquistou uma das duas vagas disponíveis para todo o Brasil e Anthony de 13 anos na categoria por região, ambos através da ação cultural, com a apresentação de uma peça teatral com o tema: Não poluir os rios. “O aprendizado, o convívio e a troca de informação entre alunos de diferentes estados é uma experiência única. Agora na Conferência Internacional defender o nosso país, não tem sensação igual.” Conta Anthony Henrik.
Apesar da ansiedade João Carlos está feliz em ter conseguido uma vaga na comissão. “Muitas pessoas participaram da etapa nacional e queriam estar participando da fase internacional, estou muito feliz por essa conquista e vou fazer de tudo para representar bem o nosso estado diante do mundo” ressaltou.
A Conferência
A Conferência Internacional é uma ação de educação ambiental de amplo alcance, já que a fase pré-conferência acontece nas escolas e em nível nacional em todos os países participantes, mobilizando estudantes, professores e as comunidades locais, e inserindo a temática ambiental no sistema formal de ensino.
Os principais objetivos da conferência são possibilitar que crianças e jovens do mundo todo se apropriem localmente de compromissos globais, assumindo responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis, e promover uma rede de cuidados com o planeta. Os estudantes brasileiros escalados para elaborar com aproximadamente 600 jovens, de 60 países, de todos os continentes a Carta de Responsabilidades de ações globais. Os adolescentes na Conferência em Brasília participarão ainda de atividades, oficinas práticas, diálogos interculturais e intergeracionais sobre as problemáticas ambientais. Ao final será elaborada a carta: “Vamos cuidar do planeta”
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!