MP entrega recomendação a órgãos municipais para normatizar obras em andamento nas áreas urbanas da capital

MP entrega recomendação a órgãos municipais para normatizar obras em andamento nas áreas urbanas da capital

MP entrega recomendação a órgãos municipais para normatizar obras em andamento nas áreas urbanas da capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia expediu recomendação para as Secretarias Municipais da Fazenda (Semfaz), Serviços Básicos (Semusb), Trânsito (Semtran) e Meio Ambiente (Sema), com o objetivo de normatizar a concessão de alvarás e licenças para realização de obras, reformas e ampliações em empreendimentos na área urbana de Porto Velho como forma de garantir o bem-estar, a segurança e o equilíbrio ambiental para os moradores da cidade.
 
A recomendação foi entregue em mãos aos secretários municipais das referidas áreas durante reunião na manhã desta quinta-feira (20/5), na sede do Ministério Público de Rondônia, com os promotores de Justiça Aluildo de Oliveira Leite e Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, das Promotorias do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico, e Daniela Nicolai de Oliveira Lima e André Luiz Rocha de Almeida, da Promotoria da Cidadania.
 
Os órgãos municipais terão o prazo de 120 dias para comunicar ao Ministério Público Estadual quanto à adoção das providências tomadas em relação à recomendação, que entre outros pontos, estabelece que a Semfaz ou a secretaria que tem atribuição no ato, não expeça licenças ou alvarás de obras/construção somente com o pagamento de taxas tributárias. Que tais licenças ou alvarás somente sejam expedidas mediante prévio parecer favorável da Semusb, Semtran e Sema e que não sejam aprovados projetos de obras/construção que não contemplem a adequação das calçadas ou que estejam em desacordo com a norma brasileira ABNT.
 

A Semusb e outra secretaria com a atribuição no ato deverão analisar e emitir parecer acerca da adequação do projeto de obras às regras de acessibilidade, postura e projeto de incêndio, quando a norma assim o exigir. Na recomendação também se determina que a Semtran, após receber o parecer favorável instruído pela Semusb, analise e emita parecer sobre o impacto, direto ou indireto, da obra/construção no trânsito e em suas adjacências, durante a execução e após sua conclusão. Nesse parecer devem ser observadas as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro e as normas de acessibilidade, em especial no aspecto de segurança dos pedestres, dos veículos de propulsão humana, a fluidez do tráfego, dos veículos, e se são suficientes as áreas de estacionamento, entre outras questões. A Sema deverá também analisar e emitir parecer sobre o impacto, direto ou indireto, da obra no meio ambiente artificial e natural, durante a execução e após a conclusão da obra.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS