A Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) comemora durante todo o mês de maio o Dia Nacional de Combate a Violência Sexual Contra Criança e Adolescente celebrado no dia 18 de maio. As ações serão coordenadas pela equipe técnica do Projeto Acolher que trabalha diretamente contra o abuso e exploração de menores. As atividades iniciaram hoje com uma vasta programação que teve início na região Central da Capital com um pit stop, entregando panfletos com mensagens contra a violência sexual e divulgando o disk denúncia 100.
A ação se concentrou na maior parte do dia na Praça Getúlio Vargas e no Mercado Cultural. Quatro tendas dividiram as atividades, que ofereceram oficinas temáticas falando sobre a violência sexual e os laços da família. Foram também passados filmes e documentários com abordando o tema da violência sexual. As crianças e adolescentes que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) fizeram apresentações do grupo de Coral, Hip Hop, Percussão, Teatro e realizaram também uma exposição de quadros. Nesta quarta-feira a equipe do Projeto Acolher irá realizar um pit stop nos principais cruzamentos da cidade.
Programação
As ações que serão realizadas ao longo do mês estarão em parceria com os órgãos da rede de proteção a criança e adolescente. A Semas irá percorrer as escolas municipais da zona Leste oferecendo oficinas socioeducativas a partir do dia 20 até o dia 30 de maio. Os servidores dos Centros de Referencia da Assistência Social (Cras) e do Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (Creas) irão participar de oficinas com a temática voltada para a violência e exploração sexual de menores. No próximo dia 21 acontecerá o Seminário Violência Sexual Contra Criança e Adolescente, a partir do dia 25 começam os debates do projeto Observatório do Saber, o projeto Cinema Criança de 24 a 28/05 atingirá as crianças e adolescentes do Peti. Nos dias 29 e 30 o distrito de Jacy-Paraná terá o Dia de Mobilização Social. A agenda encerra no dia 31 de maio com uma reunião ampliada do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil no Território Brasileiro (Pair).
Projeto Acolher
O Projeto Acolher faz parte da rede de atendimento no combate a violência e exploração sexual na Semas. Tem o objetivo de prevenir situações de risco, atuar no enfrentamento a violência e exploração sexual de criança e adolescente no contexto da família. Os trabalhos são feitos através de acompanhamento sócioassistencial, psicosocial, encaminhamento dos serviços da rede, reuniões nas comunidades com grupos de famílias, palestras e reuniões. Somente no primeiro trimestre de 2010 foram registrados 94 atendimentos a maioria com 55% de adolescentes do sexo feminino e desse total 37% caracterizou abuso sexual.
Em 2009 o Projeto Acolher realizou 260 atendimentos, onde 75% caracterizou abuso sexual, 11% caracterizam exploração sexual e suspeita e 14% foram registradas violências psicológicas, físicas, negligencia e conflito familiar. Do total de atendimentos 61% foram adolescentes e 39% foram de atendimentos a crianças. O vinculo do agressor em sua maioria são de desconhecidos registrando 25% dos atendimentos.