Semusa participa de operação de atendimento em Jacy Paraná

Semusa participa de operação de atendimento em Jacy Paraná

Semusa participa de operação de atendimento em Jacy Paraná

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho participou de uma mega operação com o Ministério Público e o Exercito no distrito de Jacy Paraná, realizando procedimentos médicos em atenção a centenas de pessoas que lotaram a nova unidade de saúde instalada no município. No final de semana as instituições parceiras representadas pelo secretario municipal da Semusa Williames Pimentel, o secretário adjunto, médico Luis Eduardo Maiorquim, os promotores públicos Hildon Lima Chaves e Emilia Oye, e o coordenador da equipe militar, tenente coronel Rambalducci, acompanharam de perto o trabalho dos profissionais na área médica.
 
No efetivo do exercito foram disponibilizados sete médicos para atender a comunidade, sendo um ginecologista, dois pediatras, quatro clínicos gerais e ainda auxiliares que se uniram a equipe da Semusa, que contava ainda com a atuação do secretário adjunto, enfermeiras, técnicos, agentes de saúde, entre outros profissionais do ramo. Na parceria o corpo de bombeiros também ajudou disponibilizando um carro motohome para servir de consultório médico.
 
A auxiliar de serviços gerais Raimunda Gomes, que mora ha 18 anos na comunidade, elogiou as novas instalações da unidade, que teve ampliação de ambientes e estruturação da farmácia e laboratórios, além de médico de plantão 24 horas e atendimento de baixa e média complexidade. “Antes ficávamos na dependência da ambulância para levar para Capital e com a nova estrutura temos esperança de que a saúde pública só vai melhorar daqui para frente” – disse.
 
Durante todo o sábado o trabalho foi estendido a comunidade através do projeto Integração Jacy Paraná, onde além do atendimento na unidade de saúde, o Ministério Público realizou uma tarefa exaustiva na escola pública do Distrito, onde foi instalado vários estandes para atendimento a comunidade com informação e serviços educativos. Segundo a promotora de Justiça Emilia Oye a comunidade tem uma demanda reprimida e o momento foi oportuno para ouvir os reclames, realizar o atendimento e aproximar a sociedade do poder público.
 
Demanda
 
Ela acredita que o crescimento acelerado oportunizou a falta de estrutura física e de pessoal, e ainda levou os agentes de saúde para um trabalho acumulado, trazendo prejuízos para a ação preventiva. A promotora afirma que a Semusa esta sensível aos reclames do Ministério Público e às necessidades comunitárias, tanto que em breve será construída uma unidade de saúde para o atendimento de  baixa e média complexidade, além da contratação de médicos para compor o quadro de servidores da rede. “A Semusa tem sido parceira na busca do Ministério Público para melhorar o sistema de atendimento na saúde” – disse.
 

O promotor Hildon Lima Chaves que tem acompanhado o trabalho da saúde pública na Capital disse que a carência é muito grande e estes dois anos e meio de instalação de Usinas na região, originou um volumoso fluxo de pessoas em busca de atendimento clínico. “Entendo que não é uma tarefa fácil para a Semusa ampliar o atendimento a comunidade, pois houve um incremento populacional o qual não fora acompanhado pela dispensação financeira. Reconheço o esforço e empenho do secretário Pimentel que tem realizado um excelente trabalho, não obstante as dificuldades e ainda no muito que deve ser feito” - elogiou. O promotor disse ainda que houve avanços físicos e de serviços com a absorção pela rede municipal dos pacientes de baixa e média complexidade oriundos do João Paulo II, lembrou do aparelhamento das unidades e da contratação de médicos. Para ele o grande passo agora é ampliar o atendimento pediátrico feito pelas unidades de saúde municipal para reduzir o fluxo de atendimento no hospital São Cosme e Damião.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS