Recomeçar o futebol de Porto Velho – Por Domingues Jr.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Começar de novo
Andei pensando, ou pensei nisso quando estava parado, não sei ao certo, mas que pensei muito, pensei: Acredito que o futebol de Porto Velho deveria recomeçar, ser novamente planejado. Não somente por causa da história de um novo estádio, que já tomou conta de muitas rodas, só que ainda não entrou em campo efetivamente. Mas também em função do quadro atual. Senão vejamos: apenas o Moto Clube ainda respira. Com uma vitória no domingo salva a pátria da Capital. Os demais times caíram pela tabela.
Vai valer a pena
Pode ser então que este recomeço surja através do próprio Moto. Parece que existem investidores com um objetivo em comum e uma tradição que aos poucos renasce. Tem marca, tem nome, tem história; se tiver dinheiro e bom planejamento seria a força de um time capaz de reiniciar a trajetória do futebol em Porto Velho.
E os outros
Não, ao contrário do que diz a música, os outros não são os outros. Mas precisam de um tempo. A maturidade de um time forte, bem organizado, com sua torcida e vitórias, ou derrotas, fará com que naturalmente uma outra agremiação apareça. Foi assim com tantos grandes clubes, tem sido assim ao longo da história em muitas cidades, pelo mundo todo. A rivalidade move alguns pequenos contra o grande, ou até mesmo os insurgentes dentro daquele clube.
Paciência
Mas primeiro é preciso ter um grande. Primeiro é necessário engatinhar, dar os passos, aprender a cair, correr, vencer. Não sei se os desportistas de Porto Velho estão dispostos a tal exercício de paciência. Que exigirá abnegação, união, estratégia e sacrifícios. E que ninguém se ofenda também. Não prego e nem torço aqui pelo fim de clube algum. Apenas me inspiro na realidade de times que eram pequenos e ao se tornar grandes fizeram surgir os que desejavam vencê-los.
Mãos à obra
E a sugestão em torno do Moto Clube é apenas uma sugestão. Pode-se criar um novo time. Mas é que se já existe uma base, e é a que parece estar mais sólida, por que não terminar a obra em cima dessa rocha?
Conclusão
E que não me tomem por torcedor pelamordedeus... Torcer para o sucesso do esporte, de empreendimentos atrativos, de ações que até possam fazer surgir benefícios sociais, empregos, diversão, bons negócios, não é torcer por um escudo ou agremiação. É pensar grande. Aprender com os grandes. O que seria dos times de Liverpool e Manchester se não fosse Londres? Quem seriam a Ponte e o Guarani se não existissem as forças da bola de São Paulo. O Americano de Campos sonha em vencer quem?
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!