Uma cartilha elaborada para dar recados de cidadania para o público infantil, tendo como personagem um Promotor de Justiça Mirim, chamado Mepinho, criado para falar a crianças de forma leve e divertida sobre direitos e deveres na vida em sociedade. Estas são algumas das estratégias do projeto Ser Cidadão É Ter Ação, lançado nesta sexta-feira (07) pelo Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Cidadania, em solenidade realizada no auditório da Instituição.
Executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto tem como objetivo divulgar direitos básicos junto ao público com idade entre 8 e 12 anos das escolas municipais de ensino fundamental. Por meio da cartilha e de atividades promovidas no espaço escolar, a iniciativa pretende orientar as crianças sobre suas garantias e obrigações na sociedade.
A cartilha intitulada “Mepinho em: Ser Cidadão É Ter Ação” foi apresentada a crianças da rede pública de ensino, presentes ao evento de lançamento do projeto. O grupo recebeu com atenção as mensagens da publicação e ficou sabendo, por exemplo, que lugar de criança é na escola, que idosos precisam ser tratados com carinho e respeito e que qualquer patrimônio público, como um orelhão, precisa ser conservado.
O evento de lançamento do projeto teve a participação do coral infantil do grupo AABB Comunidade, formado por estudantes da rede municipal, e do grupo de teatro da Escola Saul Benesby, que apresentou a peça “Acessibilidade”.
Durante o ato de lançamento, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, fez uma rápida explanação sobre o papel do Ministério Público e do Promotor de Justiça na sociedade. Ele pontuou a importância da iniciativa junto ao público infantil. “Acreditamos que sementes desse projeto darão fruto para uma sociedade melhor”, disse.
Representando o Corregedoria-Geral do MP, a Promotora de Justiça Juliana de Miranda Monteiro fez uma abordagem sobre o projeto e falou da contribuição do Corregedor-Geral, Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho, na idealização e desenvolvimento da ideia. Também presente ao evento, a Coordenadora da Promotoria de Justiça da Cidadania, Promotoria de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira Lima, fez um agradecimento aos educadores pela acolhida à iniciativa do Ministério Público.
O Promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida, que é coordenador do trabalho, juntamente com a Promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques, agradeceu a presença das crianças no evento. O lançamento do projeto também teve a presença da representante da Secretaria Municipal de Educação, Aneliza Veloso de Souza.