A consagrada artista plástica Rita Queiroz visitou o presídio Urso Branco, onde um programa inovador de reinserção social está se iniciando junto aos apenados. Trata-se do programa de artes plásticas no presídio, onde os apenados têm a oportunidade de desenvolver seu talento nas artes plásticas.
A pintora ficou surpresa e alegre com a existência do programa e afirmou que, a partir de agora, vai ser uma colaboradora, apoiando o desenvolvimento do trabalho. “É importante o trabalho com a arte junto aos apenados porque a arte liberta. Liberta os espíritos acorrentados, liberta o talento escondido, liberta o indivíduo que pode desenvolver uma bela profissão”, disse a artista.
O diretor do Urso Branco, Wanderley Pereira, informou que “o trabalho iniciou pouco a pouco, mas que agora já vem tomando corpo e é uma maneira de promover a capacitação profissional e também a atividade laboral que faz com que a prisão se torne mais humanizada”, enfatizou Wanderley.
Na quarta-feira haverá a primeira exposição do trabalho do grupo, nas dependências do Urso Branco, durante o encontro com Deus, promovido pela capelania e que desde o dia 26 está realizando um trabalho com os apenados e os familiares. Os artistas estão com grande expectativa de mostrarem suas obras.