Vacinação contra Febre Aftosa começa nesta quinta-feira em Rondônia

Vacinação contra Febre Aftosa começa nesta quinta-feira em Rondônia

Vacinação contra Febre Aftosa começa nesta quinta-feira em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 28ª Campanha de Vacinação contra febre aftosa começa oficialmente nesta quinta-feira (15), em todo o estado, com o apoio do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (FEFA/RO) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os pecuaristas devem imunizar os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses até 15 de maio. “Diante das atividades realizadas pelo órgão, o Ministério da Agricultura nos autorizou a fazer esta etapa diferenciada, com a vacinação dos animais até dois anos de idade. Agora, na próxima fase, entre os meses de outubro e novembro, todos os bovinos e bubalinos devem ser protegidos contra a aftosa”, disse Ari Alves, presidente em exercício da Idaron.
 
Segundo ele, o período que os pecuaristas têm para fazer a declaração da vacina é até o dia 21 de maio e quem não fizer a comunicação no prazo determinado será multado. “A declaração será recebida nas 90 unidades da Agência e os funcionários são suficientes para atender os 85 mil produtores de Rondônia”, confirma Ari Alves.
 
De acordo com a Agência Idaron, para alertar ainda mais o produtor da necessidade da imunização, o Governo do Estado vai veicular peças publicitárias em emissoras de rádio, televisão e jornais.
 
Expectativa
 
Ari Alves afirma que essa campanha diferenciada de vacinação caminha para ser altamente positiva. “Quando há a vacinação dos animais de todas as idades conseguimos imunizar 100% do rebanho. Agora, que só precisamos vacinar os bovinos e bubalinos até 24 meses, acredito que o trabalho vai ser mais fácil para todos e a meta será atingida”, destaca ele.
 
Já o diretor técnico da Idaron, o veterinário Leandro dos Santos, ressaltou a importância da manutenção de 100% da zona livre com a vacinação a cada campanha. “É muito importante a necessidade de manter o status de livre da febre aftosa para garantir a comercialização dos produtos de origem animal do estado. Tenho certeza que os pecuaristas vão nos ajudar a fazer de Rondônia o segundo estado brasileiro a ficar livre da febre aftosa sem vacinação. A maior prova disso foram são 11 anos sem nenhuma notificação da doença em Rondônia”, diz ele.
 
Multa
 
O produtor rural que eventualmente deixar de vacinar o gado até o prazo exigido pela Idaron será notificado, a propriedade será interditada, e, num prazo de 72 horas deverá fazer a imunização do rebanho. A multa para cada cabeça de gado não protegida é de 2,5 UPFs. Segundo Leandro dos Santos, o UPF equivale a R$ 40,12, ou seja, a multa chega a 100 reais por animal não protegido.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS