Dando continuidade ao processo de expansão da saúde no Estado, o governador João Cahulla inaugurou na tarde desta segunda-feira (05), a Central de Esterilização e do estacionamento do Hospital de Base Ary Pinheiro, entre outras melhorias naquela unidade hospitalar. As obras integram o programa de ampliação do HB, que recebe recursos da compensação social do consórcio Santo Antônio Energia, da ordem de R$ 18 milhões, com contrapartida do Estado em máquinas e equipamentos.
“Inauguramos as obras civis do Hospital Regional de Cacoal, que vai atender a toda a região com as mais diversas especialidades. Agora, mais uma vez o HB recebe recursos do Estado para a ampliação do seu trabalho e melhoria no atendimento. Todos sabem o quanto é difícil fazer saúde, por isso, é fundamental os investimentos que estamos fazendo, para atender a crescente demanda”, disse Cahulla.
Participaram da solenidade o secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, o diretor do Departamento de Obras Públicas (Deosp), Alceu Ferreira Dias, o diretor geral do HB, Amado Rahhal, o diretor do JP II, Rodrigo Bastos, o chefe da Casa Civil e Coordenador Geral de Apoio à Governadoria (CGAG), Carlos Canosa, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato, entre outras autoridades, prestigiaram a solenidade.
Segundo Amado Rahhal, a central de esterilização é uma das áreas de maior importância para o hospital, com funcionamento direto com todas as áreas. O HB também recebeu estacionamento externo e uma ala do setor de psiquiatria. O hospital também recebeu uma passarela coberta para facilitar o acesso de usuários e de pacientes. Segundo Rahhal, no HB as reformas não paralisam os serviços. “Buscamos dar andamento aos serviços sem prejuízo à população”, garantiu.
Central de Esterilização - A Central de Esterilização está apta a prestar atendimento direto, rápido e eficiente da demanda hospitalar, onde se recebe, desinfeta e separa os materiais; esterilizam-se materiais e roupas; faz-se o controle microbiológico e de validade dos produtos esterilizados; armazena-se e distribuem-se materiais. Os materiais esterilizados são repassados numa ala que dá acesso direto ao centro cirúrgico. Os materiais que retornam contaminados seguem por ala externa e independente das demais alas, para se evitar a contaminação.
A central de esterilização conta com três máquinas autoclaves (para esterilização de materiais cirúrgicos), que já existiam no HB e está recebendo mais duas novas, que custaram cerca de R$60 mil reais cada uma, além dos equipamentos para a climatização da central, informa o diretor-geral Amado Rahhal. A central de esterilização é de extrema importância para a qualidade dos serviços do hospital, garantindo a prevenção e o controle de infecção hospitalar. A central conta com diversas salas como administração; preparo e esterilização; guarda e distribuição de materiais esterilizados; depósito; circulação interna; recepção e lavagem; área para circulação de roupas e materiais contaminados, vestiários e sanitários.
Melhoria de serviços e de atendimento - Para o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, com as novas instalações, o hospital amplia suas atividades e melhora seu atendimento, uma vez que os serviços crescem em quantidade e qualidade. Além disso, assegura, “as obras vêm sendo administradas da melhor maneira possível para não gerar transtorno à população, sendo que seria quase que impossível paralisar serviços e mudar alas inteiras de local”, observa.
Segundo o secretário, em 27 anos de funcionamento, essa é a primeira grande reforma que o HB recebe, compreendendo a construção de mais 70 leitos, auditório com 200 lugares, 12 leitos de UTI neonatal, biblioteca, ampliação da clínica médica e mais quatro salas de aula para o Programa de Residência Médica, além da primeira etapa das obras que compreendia estacionamento externo, refeitório, lavanderia, central de materiais e psiquiatria, que está praticamente concluída.