O advogado Juscelino Amaral assumiu nesta segunda-feira (22) a Presidência do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindisaúde), nomeado como interventor pelo juiz Lafite Mariano, da 1ª Vara do Trabalho.
A intervenção no Sindsaúde ocorreu porque o juiz entendeu que houve irregularidades nas eleições da diretoria afastada. Filiados que ainda não tinham o tempo de contribuição exigido pelo estatuto do sindicato votaram nas eleições, o que, de acordo com o entedimento do juízo do trabalho, constitui irregularidade capaz de anular todo o processo eleitoral.
Ao assumir o cargo nesta segunda, Juscelino Amaral, que já foi vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, fez questão de afirmar que o afastamento da diretoria do Sindsaúde não se deu por nenhuma irregularidade administrativa, mas SIM devido a problema nas eleições.
A eleição foi anulada porque um servidor ingressou em juízo com a denúncia de irregularidade no pleito.
Juscelino agora convocará uma nova eleição. Enquanto isso, fará uma administração compartilhada com a justiça do trabalho – informando diariamente o juiz de todas as medidas adotadas no sindicato, inclusive nas áreas administrativa e financeira.
O interventor disse que ainda não tem uma posição definida sobre a mobilização da greve da categoria, que deveria iniciar no próximo dia 25.